O armazenamento e uso de dados se tornou uma grande questão para diversos mercados e profissões, não é mesmo? Com inúmeras possibilidades e recursos, usar os dados a favor das empresas já é uma realidade, e algo que também pode ser utilizado de forma estratégica por jornalistas. É exatamente sobre isso que você vai estudar na pós-graduação em Jornalismo de Dados.
Então, se você tem interesse na área e deseja se destacar para os veículos de comunicação, confira os detalhes do curso abaixo, descobrindo tudo sobre ele.
Como é a pós-graduação em Jornalismo de Dados?
O conceito de fontes jornalísticas mudou drasticamente nos últimos anos, e um dos grandes responsáveis por essa mudança foram os dados. Sua crescente disponibilidade, junto ao avanço tecnológico, fez com que o jornalismo mudasse a sua maneira de buscar informações confiáveis, adicionando os dados ao seu “banco de fontes”.
Contudo, apesar de ser de fato uma grande oportunidade, os profissionais da comunicação precisam saber como lidar com essa nova maneira de fazer jornalismo. Lidar com grandes volumes de informação, manter a criticidade e a eficiência, e garantir a qualidade e a precisão das informações divulgadas exige conhecimentos especializados e uma formação robusta.
Pensando nesse cenário, a pós em dados para jornalistas foi criada com esse objetivo. Formar jornalistas especializados na era digital, sendo capazes de lidar com ferramentas tecnológicas, análises estatísticas e informações relevantes para construir reportagens a partir de dados.
Para que serve o curso de Jornalismo de Dados?
Dessa maneira, ao longo do curso de Jornalismo de Dados você vai desenvolver uma série de competências. Elas envolvem diversas facetas e temas importantes, fazendo com que você se torne um profissional ainda mais capaz de:
- Coletar e limpar dados de diversas fontes;
- Analisar conteúdo de redes sociais e outras plataformas digitais;
- Aplicar métodos estatísticos para a análise de dados;
- Criar visualizações de dados atrativas e informativas;
- Utilizar ferramentas de otimização e segurança de dados;
- Programar em linguagens de Back-End e Front-End;
- Desenvolver narrativas digitais e técnicas de storytelling;
- Aplicar inteligência artificial no jornalismo de dados;
- Identificar e seguir tendências em jornalismo de dados.
Quais as modalidades de estudo para Jornalismo de Dados?
Atualmente, as instituições de ensino do país têm algumas opções para a modalidade de seus cursos, não é mesmo? A tecnologia permite diversas possibilidades para a troca do conhecimento, o que também garante mais acesso e oportunidades para os profissionais que querem se especializar.
Uma dessas opções é a pós a distância. Com ela, você não precisa sair de casa para estudar, e ainda consegue aproveitar a chance de estudar em instituições de renome, como o Mackenzie, sem que ela tenha um campus físico na sua cidade.
Esse é justamente o caso da especialização em Jornalismo de Dados. O curso é 100% virtual, oferecendo toda a flexibilidade que você precisa para dar esse importante passo para a sua carreira.
Dá para fazer a pós em Jornalismo de Dados EAD?
Então, sim, dá para fazer a pós em EAD. Aproveitando, assim, todas as vantagens da aprendizagem virtual para balancear as suas responsabilidades atuais com as aulas da especialização.
Quem pode fazer pós-graduação em Jornalismo de Dados?
A especialização é voltada tanto para jornalistas quanto para outros comunicadores, profissionais de marketing, cientistas sociais e analistas de dados, dentre diversas atuações que envolvam o aprimoramento de habilidades em coleta, análise e visualização de dados.
Dessa maneira, os pós-graduandos poderão aprimorar suas técnicas e aplicá-las ao dia a dia profissional.
Quanto tempo dura uma pós em Jornalismo de Dados?
Em termos de duração, o curso tem 360 horas de carga horária, que são divididas em 12 disciplinas. Tendo em vista que cada uma delas dura cerca de 30 dias, você finalizará a pós-graduação em 12 meses, transformando a sua carreira como jornalista em apenas um ano.
Quais as disciplinas da pós-graduação em Jornalismo de Dados?
Como mencionamos as disciplinas, nada mais justo do que falar de cada uma delas de forma detalhada, certo? Dessa maneira, você vai entender ainda mais o funcionamento do curso. Descobrindo os temas e assuntos principais das aulas que farão parte do seu dia a dia assim que você se inscrever na especialização.
1 – Reportagem com dados
A sua primeira disciplina será sobre reportagem com dados. Nela, você vai estudar o conceito e as principais características da reportagem com dados enquanto gênero jornalístico. Passando por aulas sobre:
- Pesquisas e técnicas para identificar sugestões de pauta relevantes;
- Etapas de produção que compõem uma reportagem baseada em dados;
- Diferença entre matérias factuais e reportagens especiais.
2 – Coleta e limpeza de dados
Em seguida, você vai entender melhor como funciona a coleta e limpeza de dados. Sendo apresentado, assim, às técnicas de coleta, processamento, tratamento e extração de insights a partir de dados. Incluindo demonstrações práticas com bancos de dados públicos e ferramentas de coleta.
3 – Análise de conteúdo de rede
Na Pós Digital Mackenzie, você também vai aprender a analisar conteúdos de rede, fazendo pesquisas e avaliando a relevância de informações com metodologias e ferramentas específicas. Além de estudar sobre monitoramento e crowdsourcing.
4 – Análise estatística para jornalistas
Que tal relembrar a história e os conceitos de análise estatística? Focando na aplicação prática no jornalismo de dados, você vai expandir seus conhecimentos e adquirir habilidades para aplicar métodos, modelos e ferramentas estatísticas.
5 – Visualização de dados para jornalismo
Aqui, você vai mergulhar no estudo teórico e prático dos conceitos e técnicas de visualização de dados aplicados ao jornalismo. Com aulas sobre:
- Interpretação de dados estatísticos;
- Construção de narrativas jornalísticas com dados;
- Uso de ferramentas de visualização;
- Importância da escolha de cores e design para melhorar a comunicação visual;
- Técnicas para personalizar visualizações;
- Avaliação do contexto e do público-alvo para escolher a melhor abordagem narrativa.
6 – Ferramentas de otimização e segurança
Na metade do curso, o foco estará no estudo das técnicas e ferramentas utilizadas para otimizar processos de coleta, análise e disseminação de dados. Ademais, as aulas também serão sobre segurança dos dados jornalísticos, técnicas de criptografia, segurança da informação e práticas de cibersegurança aplicadas ao jornalismo de dados.
Isso significa que você vai aprender a identificar vulnerabilidades, implementar medidas de proteção e otimizar o uso de recursos computacionais para uma produção jornalística eficiente e segura.
7 – Programação back-end
Aprender a programar não é uma habilidade costumeiramente ensinada nas graduações de Jornalismo. Todavia, essa é uma competência valiosa para quem deseja trabalhar com dados, e por isso você vai se aprofundar no tema na pós-graduação;
Para começar, você vai aprender sobre back-end, com aulas sobre:
- Introdução à Programação “R”;
- Ambientes, tipos básicos e operações;
- Estruturas de controle de processamento;
- Funções;
- Processamento de arquivos;
- Estruturas;
- Seleção e manipulação de dados;
- Visualização de dados com acesso a banco de dados.
8 – Programação front-end
Passando para o front-end, o módulo dedicado a esta área da programação será composto por:
- Introdução à lógica e programação;
- Ambientes de programação Python;
- Tipos e estruturas de controle e de processamento;
- Funções;
- Estrutura de dados;
- Bibliotecas;
- Acesso aos dados com uso de banco de dados.
9 – Storytelling e narrativas digitais
A teoria e a prática de conceitos e técnicas de narrativas serão aprofundadas nesta disciplina, pensando sempre no jornalismo digital e no jornalismo guiado por dados. Dessa maneira, você terá espaço para refletir sobre os componentes de uma narrativa jornalística, bem como a classificação de narrativa de dados exploratória e explanatória.
Ademais, outros temas serão os elementos semânticos e discursos narrativos, elementos gráficos, visuais e sonoros e os conceitos de interatividade e narrativa transmídia.
10 – IA aplicada ao jornalismo de dados
Chegando ao fim do curso, você vai entrar no universo da inteligência artificial e suas convergências com o jornalismo. Para isso, suas aulas vão explorar ferramentas e técnicas de IA para aprimorar a coleta, análise, visualização e geração de conteúdo jornalístico com base em dados.
11 – IA generativa
Na disciplina de IA generativa, você terá a oportunidade de aprender a usar ferramentas e frameworks para analisar grandes conjuntos de dados. Com métodos e algoritmos para geração de textos, imagens e gráficos e também a aplicação da IA generativa em projetos jornalísticos práticos.
12 – Tendências em jornalismo de dados
Por fim, tendo em vista que o jornalismo de dados é uma área recente, é fundamental analisar suas tendências no Brasil e no mundo. Pensando em tecnologias emergentes, automação, realidade virtual e narrativa imersiva, dentre muitas outras questões, que incluem a ética.
Quanto custa a pós-graduação em Jornalismo de Dados?
Para conferir o valor do investimento na pós, você poderá entrar no site, onde também vai encontrar as formas de pagamento. Elas estão detalhadas abaixo, para que assim você possa entender melhor as dinâmicas de pagamento e até mesmo já escolher a melhor opção para a sua realidade e organização financeira atual.
- Pagamento à vista: no Pix, boleto bancário ou cartão de crédito;
- Pagamento parcelado em 12 vezes: no Pix, boleto bancário, cartão de crédito parcelado ou cartão de crédito recorrente, em que o seu limite não é ocupado e a mensalidade é cobrada todo mês;
- Pagamento parcelado em 18 ou 24 vezes: apenas com o cartão de crédito recorrente.
Como entrar na pós-graduação em Jornalismo de Dados?
Entrar na sua pós de dados envolve um processo bastante simples, fácil e rápido, sabia? Afinal de contas, você não precisará passar por nenhum processo seletivo, nem terá que comparecer presencialmente para a matrícula. Tudo vai acontecer de forma online, por meio do próprio site da Pós Digital do Mackenzie.
Você só precisará escolher a sua forma de pagamento, enviar os dados pessoais, junto dos documentos necessários, como o diploma da graduação, e pronto. Depois de seguir o passo a passo, você já estará apto a iniciar sua jornada como estudante pós-graduando.
Faça sua inscrição no site da Pós Digital Mackenzie
Sendo assim, não deixe essa oportunidade para depois. Aproveite a facilidade para começar agora mesmo essa nova etapa, sem se esquecer de enviar o diploma da sua graduação.
Até porque apenas profissionais graduados, seja em cursos bacharelados, seja em licenciaturas ou tecnólogos, podem iniciar uma pós-graduação.
Quais as exigências para se formar na pós em Jornalismo de Dados?
Por outro lado, para terminar a Pós Digital Mackenzie, você terá que cumprir com algumas exigências do curso. Elas são fundamentais para garantir o seu aprendizado e atestar as novas habilidades que você adquiriu ao longo da especialização, e vale a pena se manter atento aos requisitos durante toda a pós.
- Frequência mínima: para conseguir se formar, você precisará estar presente em 75% das aulas da pós-graduação, no mínimo:
- Média de notas: você deverá atingir uma média de pelo menos 7,0 nas avaliações das disciplinas do curso.
Por que cursar Jornalismo de Dados na Pós Digital Mackenzie?
Uma dos pontos altos da pós é poder contar com toda a excelência e tradição do Mackenzie de forma remota. Afinal de contas, a qualidade da educação continua a mesma, independente da modalidade, e você ainda pode aproveitar todas as vantagens da tecnologia.
Veja abaixo quais são elas, entendendo todos os benefícios que foram desenvolvidos exclusivamente para os alunos do EAD:
- Plataforma digital integrada como o seu campus virtual: o seu curso será totalmente digital, ministrado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA. Todas as etapas e ferramentas da pós estarão nele, que poderá ser acessado de qualquer dispositivo, facilitando os seus estudos;
- Videoaulas gravadas com a flexibilidade que você precisa: no AVA, você vai encontrar as videoaulas gravadas, que são a modalidade oficial de todas as disciplinas. Você poderá assisti-las quando e onde quiser, com autonomia para montar seu próprio cronograma de estudos;
- Aulas desenvolvidas por mestres e doutores: aqui, todas as disciplinas são desenvolvidas por professores altamente qualificados. O corpo docente tem 95% de mestres e doutores, e serão eles que vão ministrar cada uma das aulas;
- Sistema de tutoria para tirar todas as suas dúvidas: caso tenha dúvidas, precise consultar um especialista da área, pedir recomendações e dicas de leitura, saiba que os tutores estarão disponíveis justamente para tais casos, também dentro do AVA;
- Materiais extras que deixam a pós ainda mais completa: quer deixar a experiência da especialização ainda mais completa? Então aproveite os materiais extras, com leituras de apoio, slides, podcasts e sugestões de materiais que vão aprimorar o seu aprendizado;
- Secretaria virtual para questões administrativas e financeiras: caso precise de suporte administrativo e financeiro, como para emitir sua carteira de estudante, a secretaria virtual estará no AVA pronta para auxiliar com todas as questões;
- Certificado reconhecido e válido em todo o país: inclusive, será por meio dela que você vai emitir seu certificado de conclusão de curso, reconhecido em todo o país é idêntico aos certificados de especializações presenciais.
Gostou de aprender tudo sobre a interessante pós-graduação em Jornalismo de Dados? Então não perca tempo e muito menos a possibilidade de aproveitar a demanda por jornalistas especializados em dados. Comece já o seu curso e veja a sua carreira decolar.