O mundo da pós-graduação tem diversos termos diferentes, não é mesmo? Para quem acabou de sair da graduação, ou ficou um tempo sem estudar e agora quer se atualizar, os novos nomes são um universo completamente novo, que podem gerar dúvidas. Por exemplo, você pode estar se perguntando qual é a diferença entre especialização e MBA.
As suas expressões são muito comuns nas conversas e conteúdos sobre pós-graduação, mas nem sempre há uma boa explicação sobre cada uma das possibilidades, certo? Por isso, hoje vamos detalhar as diferenças entre os dois termos de forma simples e objetiva, para que você não tenha mais dúvidas e entenda qual a melhor opção para você.
Contudo, antes de chegarmos na explicação, de fato, é fundamental que você compreenda todos os detalhes sobre o universo da pós. Só assim as diferenças entre MBA e especialização ficarão, de fato, claras.
Então, que tal começar com as fases da educação no Brasil? Continue lendo para descobrir o que ela é.
Como funcionam as etapas do sistema educacional?
O sistema educacional de nosso país pode ser comparado a uma escada. Cada degrau representa uma etapa a ser concluída, e você só pode subir a escada – ou seja, avançar na sua educação, ao concluir a fase anterior.
Sendo assim, temos o Ensino Básico, que inclui a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, seguido da Educação Superior. Ao finalizar o último ano do Ensino Médio, você pode ingressar nela por meio das graduações, que compreendem os cursos bacharelados, licenciaturas e tecnólogos.
Contudo, o Ensino Superior não para por aí. Depois da graduação, você pode entrar justamente na pós-graduação.
Ela é dividida em duas possibilidades. A pós stricto sensu, voltada para quem deseja atuar na área acadêmica, e a pós-graduação lato sensu, que tem um foco muito mais voltado para o mercado de trabalho.
Conceito de pós-graduação lato sensu
Com a pós lato sensu, você poderá se especializar, estudando um tema em particular da sua formação ou até mesmo escolhendo uma nova área para explorar.
Ao longo do curso, você terá acesso a conhecimentos muito específicos e aprofundados, que vão te transformar em um especialista na temática escolhida, de forma atualizada, estratégica e focada. Dessa maneira, você vai se tornar um profissional altamente qualificado e valorizado pelo mercado de trabalho.
Porém, dentro da pós-graduação lato sensu há duas possibilidades de cursos. Que são justamente as especializações e os MBAs, cujos detalhes você vai descobrir agora mesmo.
O que é especialização?
A especialização é a opção de pós que oferece um mergulho profundo em um tema específico. Por exemplo, profissionais formados em Direito podem se especializar em Direito Civil, explorando de forma atualizada todos os pormenores dessa área da profissão.
Então, pensando que a graduação não consegue contemplar todas as possibilidades de carreira de forma detalhada, na especialização você poderá ter acesso a esse conhecimento. Tornando-se, assim, um profissional especialista em um tema específico.
Quais os benefícios?
Confira os principais benefícios de escolher uma especialização:
- Se atualizar profissional com o que há de mais novo na profissão;
- Aprender sobre tendências e novidades no mercado;
- Se transformar em um profissional especialista na área que você quer atuar;
- Desenvolver novas habilidades técnicas voltadas para a temática escolhida;
- Se destacar na sua área de atuação;
- Obter mais chances de promoção, aumento de salário e novas oportunidades de trabalho.
O que é MBA?
Por outro lado, também é possível fazer um MBA como pós-graduação lato sensu. Eles são os famosos cursos de Master of Business Administration, cujo foco, diferentemente da especialização, é formar gestores, líderes e administradores diferenciados.
Isso porque o MBA é voltado para profissionais que querem desenvolver novas habilidades para gerir equipes e negócios, seja de maneira geral, seja com foco em uma área ou temática específicas. Hoje em dia, existem cursos de gestão voltados para profissões específicas, tornando a experiência ainda mais completa e direcionada.
Quais os benefícios?
Assim como as especializações, os Masters in Business Administration também têm seus benefícios específicos:
- Tornar-se um gestor ou líder atualizado e com embasamento teórico;
- Desenvolver habilidades de gestão de negócios e de pessoas;
- Aprender a administrar um negócio de maneira estratégica;
- Entrar em contato com o que há de mais novo no mercado;
- Adicionar um grande diferencial ao seu currículo;
- Aumentar as suas chances de ter um salário melhor, ser promovido ou chamar a atenção em processos seletivos.
Qual a diferença entre especialização e MBA?
Como você deve ter percebido, tanto a especialização quanto o MBA contam com inúmeros benefícios para a sua carreira. Além de ambos serem formas reconhecidas de pós-graduação, eles oferecem oportunidades únicas para seus estudantes, representando a possibilidade de crescer e se destacar profissionalmente.
Então, se as duas opções têm tantas vantagens, qual é a diferença entre elas? Ou seja, o que você precisa ter em mente na hora de escolher uma ou outra para a sua pós?
Essencialmente, a única diferença entre o MBA e a especialização é o foco de cada um deles. Enquanto o MBA foi feito para profissionais que querem ser líderes, gestores e administradores de negócios, a especialização é a opção ideal para quem quer se diferenciar em um tema em particular, seguindo uma carreira mais técnica.
Então, para escolher a sua pós ideal, você precisa considerar o que deseja para o futuro da sua vida profissional. Caso se veja como um excelente líder, empreendedor ou gestor, não pense duas vezes antes de se inscrever em um MBA. Se, por outro lado, você quer dominar uma temática específica, sendo referência técnica na sua área, a especialização será a sua melhor oportunidade para isso.
Agora que você já sabe tudo sobre a pós lato sensu, incluindo a diferença entre especialização e MBA, o que está esperando para começar a sua? Faça agora mesmo a sua inscrição na pós Digital Mackenzie, seguindo o caminho ideal para a sua carreira dos sonhos.