O Direito conta com inúmeras oportunidades para profissionais que se especializam, não é mesmo? Com tantas áreas e possibilidades, escolher um tema específico da advocacia e aprender tudo sobre ele é uma excelente forma de se destacar e ter a carreira que você deseja. Por exemplo, para ser um advogado trabalhista, você pode fazer a pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário.
Inclusive, essa área é especialmente importante devido ao momento que o mercado de trabalho vive. Com tantas mudanças e possibilidades para contratos de trabalho e formas de trabalhar, as corporações precisam de advogados especializados, que consigam trazer os direcionamentos e soluções adequados a esse cenário de transformação. Sendo assim, veja mais sobre o curso abaixo.
Como é a pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário?
Conforme começamos a comentar acima, o mercado de trabalho atual conta com uma série de dúvidas e perguntas sobre o mundo do trabalho.
Então, contar com profissionais capacitados e, principalmente atualizados, é fundamental para todas as áreas da economia, fazendo com que os advogados sejam bastante cotados e disputados pelas empresas. Afinal de contas, a legislação não para de mudar, e cada vez mais temos um cenário complexo envolvendo relações de trabalho e também de seguridade social.
Portanto, ter uma formação avançada e especializada é uma excelente maneira de seguir um caminho estratégico no Direito. Para isso, a pós vai abordar diversos aspectos teóricos e práticos das áreas, te capacitando para todos os desafios do mundo do trabalho com conhecimentos atualizados e robustos.
Para que serve o curso de Direito do Trabalho e Previdenciário?
Para que isso efetivamente aconteça, você vai passar por uma verdadeira jornada acadêmica. Nela, vai desenvolver uma série de habilidades e aprender muitos conhecimentos novos, que vão te ensinar a realizar pesquisas jurídicas, conduzir análises críticas e ser ainda melhor na redação de documentos jurídicos.
Além disso, a pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário online serve para melhorar suas competências de negociação e mediação de conflitos trabalhistas e previdenciários e exercitar sua comunicação eficaz. Ademais, você vai:
- Aprender a tomar decisões jurídicas;
- Conseguir gerir o seu tempo e projetos;
- Aprimorar suas habilidades tecnológicas, como o uso estratégico de softwares de gestão de processos e compliance.
Como ser especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário?
Então, se você quer desenvolver todas essas competências, ser um profissional atualizado e, acima de tudo, ser oficialmente um especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário, você só precisa tomar uma decisão: investir na pós-graduação do Mackenzie.
Para isso, vale a pena descobrir mais sobre como fazer isso, e você não precisa sair daqui. Abaixo, o texto continua explicando tudo o que você precisa fazer para tomar essa importante decisão para a sua carreira.
Quais as modalidades de estudo para Direito do Trabalho e Previdenciário?
Um dos pontos fundamentais é entender a modalidade do curso. Afinal de contas, caso ele seja presencial ou híbrido, você precisará estar na mesma cidade de uma das unidades do Mackenzie, certo? Contudo, você não tem que se preocupar com isso, e vamos explicar o motivo abaixo.
Dá para fazer a pós em Direito do Trabalho e Previdenciário EAD?
A pós em questão é a distância. Ou seja, você poderá cursá-la de qualquer lugar, sem que as distâncias geográficas sejam uma limitação para o desenvolvimento da sua carreira.
Nas opções de pós EAD do Mackenzie, você faz tudo de maneira virtual, sem precisar de nenhuma atividade ou obrigação presencial. Desde a sua inscrição até receber o seu certificado, tudo será online, incluindo o pagamento, envio de documentos, dedicação às aulas, procedimentos administrativos e até as avaliações.
Quem pode fazer pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário?
Falando um pouco mais sobre o público-alvo, profissionais graduados em Direito serão os grandes beneficiados desta especialmente. Ainda mais aqueles focados em atuar na área do Direito Previdenciário e do Trabalho, ou que já estão nesse segmento e sabem que precisam se atualizar sempre que possível. Adquirindo, assim, aprimoramento profissional e domínio pleno de tudo que envolve a área.
Quanto tempo dura uma pós em Direito do Trabalho e Previdenciário?
Então, se você descobriu que o curso tem tudo a ver com você, já fique atento à sua duração.
A pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário EAD dura um ano completo. Com 360 horas de carga horária, a especialização tem 12 disciplinas, que sendo concluídas a cada 30 dias, totalizam 12 meses de curso. Ou seja, em apenas um ano você vai viver uma grande transformação profissional e conseguir crescer em tempo recorde.
Quais as disciplinas da pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário?

Como falamos sobre as disciplinas acima, que tal destrinchar um pouco mais cada uma delas? Assim, você terá a oportunidade de entender com mais detalhes o funcionamento da pós-graduação, compreendendo todo seu conteúdo programático para descobrir se ela atende suas expectativas e necessidades.
1 – Direito social, econômico e internacional do trabalho
Na primeira disciplina, você vai mergulhar no sistema trabalhista, estudando seus aspectos econômicos, sociais e internacionais. Dessa maneira, você vai começar a entender melhor a área e suas características, com ênfase no contrato de trabalho.
2 – Regime geral da previdência social, benefícios e serviços
Depois de se atualizar sobre o direito do trabalho, você também vai aprender mais sobre o sistema previdenciário, com seus aspectos constitucionais, características, requisitos, efeitos no contrato de trabalho e modificações recentes. Dessa maneira, você será capaz de tanto identificar quanto solucionar questões referentes ao tema, com todo o conhecimento técnico necessário.
3 – Novos paradigmas hermenêuticos do direito do trabalho
Aqui, as suas aulas serão voltadas para a Teoria do Ordenamento Jurídico e o Direito do Trabalho, com seus princípios, hermenêutica jurídica, interpretação, aplicação e integração, além do Direito Emergencial do Trabalho.
4 – Direito individual do trabalho I
Chegando em mais uma disciplina da pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário Mackenzie, você entrará em contato com tudo o que envolve o direito individual do trabalho. Por exemplo, você vai aprender sobre Direito Material, Subordinação e Parassubordinação, Relações de Trabalho e de Emprego, Sujeitos do Contrato, Administração Pública e Garantias no Emprego e Estabilidades.
5 – Compliance trabalhista e LGPD
Uma questão bastante importante, que chegou recentemente aos debates, é a LGPD. Por isso, na especialização você terá uma disciplina voltada especialmente para ela. Com foco em compliance, essa será a sua oportunidade de entender como implementar um programa de compliance, todas as características da LGPD, governança de dados e informações atinentes às relações de emprego.
6 – Financiamento da seguridade social
Que assunto poderia ser mais atual do que o financiamento da seguridade social, não é mesmo? Para aprofundar o debate e ter conhecimentos sólidos, você vai aprender mais sobre a questão do financiamento e do equilíbrio atuarial, compreendendo as contribuições de responsabilidade patronal e suas consequências.
7 – Direito empresarial do trabalho
Para aprender sobre o direito empresarial do trabalho, você vai ser apresentado aos principais institutos do direito material do trabalho, bem como os riscos contratuais decorrentes, análises de rotinas trabalhistas, impactos de operações societárias nas relações de trabalho e o impacto das novas tecnologias nas relações de emprego.
8 – Processo do trabalho I
Nesta disciplina, você vai estudar de maneira robusta a Teoria Geral do Processo, além das medidas de solução de conflitos trabalhistas. O que também inclui analisar a jurisdição e competência da Justiça do Trabalho, compreender os procedimentos de ações trabalhistas, os procedimentos especiais e, por fim, as medidas cautelares.
9 – Direito sindical e negociação coletiva
Outro tema de suma relevância é o direito sindical. Sendo assim, você terá acesso a uma visão orgânica do Direito Sindical, da Negociação Coletiva e também da Greve. Analisando de forma crítica a estrutura sindical, sua evolução histórica, principiologia e legislação correspondente.
10 – Direito individual do trabalho II
Em seguida, você terá a segunda parte da disciplina de Direito Individual do Trabalho. Nela, os conteúdos estarão focados nos conceitos de contrato de trabalho, jornada, remuneração, dano moral trabalhista, fim do contrato de trabalho, decadência e prescrição.
11 – Previdência complementar
Além da disciplina de previdência social, você também terá aulas sobre previdência complementar. Ou seja, previdência privada, conceitos de seguro e previdência complementar, seus benefícios, entidades abertas e fechadas e previdência complementar pública.
12 – Processo do trabalho II
Por fim, a última disciplina complementa a primeira parte de Processos do Trabalho. Aqui você vai analisar todas as fases e tipologias recursais da relação jurídica processual trabalhista, olhando para os enfoques legais, doutrinários e jurisprudenciais.
Quanto custa a pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário?
Realizar o pagamento da sua pós é bastante simples. Com condições e possibilidades pensadas para garantir o seu acesso à educação, você tem inúmeras opções de formas de pagamento, sabia?
Você pode investir na sua pós-graduação à vista, pagando no Pix, cartão de crédito ou boleto, ou de forma parcelada. As possibilidades são em 12 vezes, usando o Pix, cartão de crédito, boleto ou cartão de crédito recorrente, sem comprometer o seu limite. Ou em 18 e 24 vezes no cartão recorrente.
Além disso, para entender melhor os valores, você pode consultar o site da especialização.
Como entrar na pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário?
Interessante, não é mesmo? E como agora você já sabe que as condições de pagamento são facilitadas, vale a pena ter em mente que todo o processo de inscrição também é bastante simples.
Faça sua inscrição no site da Pós Digital Mackenzie
Isso acontece porque ele é totalmente online, assim como o curso em si. Então, tudo o que você precisará fazer será entrar no site da pós, escolher a sua forma de pagamento e responder a todos os formulários de inscrição, enviando seus documentos e todos os requisitos da instituição de ensino.
Dessa forma, quando você perceber, já estará inscrito e com acesso ao ambiente digital, pronto para iniciar uma etapa fundamental da sua carreira no Direito.
Lembrando que apenas profissionais graduados podem fazer cursos de pós, combinado? Então, garanta que você tenha um diploma de bacharelado, licenciatura ou curso tecnólogo antes de começar o processo de matrícula.
Quais as exigências para se formar na pós em Direito do Trabalho e Previdenciário?
Falando em diploma, você deve estar se perguntando o que precisará fazer para garantir o certificado de especialista, não é mesmo? Para isso, você terá que cumprir com as exigências da pós-graduação, que se dividem entre frequência e notas de avaliações.
Isso significa que a sua frequência deverá ser de ao menos 75% de presença, que unida com uma média de nota 7,0 nas suas avaliações, garantirá a conclusão da pós.
Por que cursar Direito do Trabalho e Previdenciário na Pós Digital Mackenzie?
Então, agora você já deve estar ansioso para se inscrever e assistir às primeiras aulas, certo? Por isso, vamos falar um pouco mais sobre todos os benefícios e diferenciais da Pós Digital Mackenzie.
Conforme explicamos acima, a pós é 100% EAD. Assim, você terá acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, conhecido como AVA, para realizar todas as atividades relacionadas ao seu curso. O que inclui as aulas de todas as disciplinas.
Desenvolvidas por professores altamente capacitados, com um corpo docente de 95% de mestres e doutores, as aulas ficam gravadas durante toda a especialização. Assim, você pode definir seu próprio cronograma de estudos e criar uma rotina que funcione bem de acordo com suas responsabilidades e compromissos.
Contudo, os benefícios não param por aí. O AVA também disponibiliza uma série de materiais extras, que vão deixar a sua formação ainda mais completa e dinâmica, e um sistema único de tutoria. Com ele, você terá a oportunidade de acessar e interagir com especialistas na sua área, tirando suas dúvidas e recebendo dicas e direcionamentos de quem já esteve no seu lugar anteriormente.
Sendo assim, você já sabe que não precisa esperar. Comece ainda hoje a sua pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário e veja a tradição e a qualidade de nossa instituição de ensino impactar a sua carreira em apenas um ano.