Você já deve estar cansado de ouvir que as empresas exigem do profissional flexibilidade e capacitação. Agora, o que você mais quer saber é: o que mais o mercado quer? A resposta é: um conjunto de habilidades que vão além do técnico. Há um tempo, o termo soft skills está em alta – e é por isso que listamos elas e outras habilidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho atual.
Quais são as habilidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho?
1. Habilidades técnicas
Apesar de as soft skills serem muito importantes – falaremos delas em breve –, as habilidades técnicas não podem faltar no seu currículo. Apesar de um dia terem sido consideradas diferenciais, hoje em dia são apenas o ponto de partida, sendo a base das habilidades exigidas pelo mercado de trabalho.
O domínio daquelas ferramentas essenciais ao seu trabalho, linguagens técnicas ou até mesmo metodologias são um requisito mínimo, como dito anteriormente.
O que, sim, pode te diferenciar aqui, é a atualização constante. Por isso é importante você se manter atualizado, investindo em certificações e cursos especializados. O mercado de trabalho não para de se reinventar, e você também não pode parar no tempo.
2. Inteligência emocional
Uma habilidade considerada soft skill – habilidade relacionada ao comportamento humano – é a inteligência emocional. Afinal, é preciso saber lidar com os conflitos, responder críticas construtivas e ainda trabalhar sob pressão sem se desequilibrar.
Profissionais emocionalmente inteligentes conseguem trabalhar melhor, liderar com mais empatia e manter a calma diante de situações mais complexas.
Para desenvolver, é importante praticar o autoconhecimento, buscar feedback e exercitar a escuta empática. Meditação e exercícios físicos no geral também colaboram com o autocontrole e resiliência.
3. Comunicação assertiva
Um profissional que sabe como se comunicar bem tem um enorme valor para qualquer ambiente de trabalho. E, quando citamos comunicação assertiva, não falamos apenas de falar com clareza.
É também saber ouvir, adaptar o que pretende falar para diferentes tipos de públicos, e utilizar ferramentas digitais – como e-mail e reuniões online – de modo eficaz.
Não sabe por onde começar? Você pode iniciar fazendo uma limpa em suas falas. Reduza jargões e treine a maneira como irá apresentar ideias em reuniões e apresentações, visando objetividade e simplicidade. Com essas duas técnicas novas, você já perceberá uma mudança no seu modo de se comunicar.
4. Adaptabilidade
Não é segredo para ninguém que uma das habilidades que o mercado de trabalho mais exige do profissional atualmente é a adaptabilidade. Com um ambiente imprevisível, é necessário se adaptar rapidamente – seja às novas demandas ou tecnologias.
Se pergunte: “Como eu lido com mudanças?”, lembrando que sempre há como melhorar. Para aprender a ser mais adaptável, saia da sua zona de conforto – participando de projetos que não estão na sua área e trabalhando com equipes multidisciplinares. Nesses dois cenários, você terá muito o que aprender.
5. Bom trabalho em equipe
Saber trabalhar em equipe é fundamental, ainda mais quando pensamos que muitas empresas adotaram de vez o trabalho remoto, que exige ainda mais uma colaboração eficiente.
Trabalhar bem em equipe é sinônimo de respeitar opiniões, contribuir com as demandas e também saber o momento certo de liderar e o momento certo de simplesmente deixar ir.
Para melhorar essa habilidade, você pode investir em experiências no seu próprio trabalho ou de modo voluntário. Participe de novos projetos liderados por equipes ou grupo de estudos. Quanto mais praticar, mais natural será.
6. Resolução de problemas
Nos últimos tempos, muito se tem falado a respeito da habilidade de resolução de problemas. E sim, de fato, essa é uma habilidade muito requerida pelo mercado de trabalho moderno. Afinal, empresas enfrentam problemas diariamente.
E o profissional que sabe como lidar com essa situação, sem se abater pela pressão, e oferece soluções que são criativas e eficazes, se torna indispensável ao ambiente de trabalho.
Para exercitar esse lado de resolução de problemas, é preciso ter em mente que essa é uma habilidade prática mas também estratégica. É muito mais do que simplesmente consertar uma situação; é também sobre identificar a raiz do problema, observar todas as alternativas de soluções e implementar a melhor resolução.
Para começar, é interessante exercitar o seu pensamento crítico. Observe vários problemas de diferentes óticas e veja como essas situações foram resolvidas. Aprenda com os outros profissionais.
Como visto até aqui, o mercado de trabalho moderno valoriza os profissionais que buscam, além das habilidades técnicas, as habilidades comportamentais – como a inteligência emocional e a capacidade de se adaptar. Desenvolver essas habilidades exige, sim, prática e investimento, mas os benefícios são enormes – tanto para a vida profissional quanto pessoal.
E, agora que já conhece um pouco das habilidades mais valorizadas, se pergunte: “O que posso começar a fazer hoje para me tornar o profissional que o mercado de trabalho procura?”. Nós te ajudamos: comece conhecendo mais sobre a pós Digital Mackenzie.