Como se destacar em um mercado de trabalho competitivo

mercado de trabalho competitivo

No atual mercado de trabalho – caracterizado pela alta competitividade – cada profissional busca uma maneira de se destacar entre os milhares de profissionais qualificados e que também estão em busca de  destaque. Para brilhar, é necessário muito mais do que talento e um currículo valioso. É preciso estratégia e dedicação. Apesar de desafiador, se destacar em um mercado de trabalho competitivo é possível – e nós vamos te provar isso.

Como brilhar no mercado de trabalho competitivo?

1. Desenvolva habilidades técnicas e soft skills

Todo profissional sabe que a base para o sucesso é o domínio técnico, mas, atualmente, com os outros milhares de profissionais com esse mesmo conhecimento na palma da mão, é necessário encontrar outras maneiras de se diferenciar. E é exatamente aí que entram os desenvolvimentos das habilidades.

Afinal, os recrutadores buscam profissionais completos, que tenham, sim, o conhecimento técnico, mas que também portem algumas habilidades diferenciadas – e isso vale tanto para as habilidades técnicas como as soft skills.

Sobre as habilidades técnicas, é interessante investir em cursos e certificações que sejam relevantes para a sua área de atuação. Mantenha-se atualizado com as últimas tecnologias e metodologias, entendendo que a graduação, atualmente, não é mais o maior diferencial. Invista em cursos e especializações.

Já a soft skills – habilidades como comunicação, liderança, trabalho em equipe e resolução de problemas –, como citado anteriormente, são altamente valorizadas. Logo, é necessário trabalhar para aprimorar essas competências e conseguir se destacar entre os demais.

2. Networking

Uma outra maneira de se destacar é por meio do networking, colhendo os frutos das relações que você desenvolveu ao longo da sua vida profissional. Caso você ainda não tenha uma rede de contatos tão primorosa, a dica é participar de eventos da indústria – como conferências e workshops –, conectar-se com profissionais no LinkedIn e outras redes sociais.

Nunca subestime o poder das recomendações e do boca a boca. Às vezes, o seu diferencial entre os concorrentes para uma vaga dos sonhos é justamente a recomendação de alguém do seu ciclo de amizades profissionais.

3. Crie um portfólio impressionante

Uma dica de ouro: não adianta você ser bom e não mostrar isso ao mundo. Você precisa provar suas habilidades e fará isso criando um portfólio impressionante, que exibirá e comprovará todas as suas conquistas ao empregador.

Reúna os seus projetos mais relevantes e crie um documento visualmente atraente. Se possível, tenha o portfólio também online, para demonstrar todas as suas habilidades e experiências.

Não se esqueça de incluir alguns estudos de caso e exemplos concretos de como você resolveu problemas ou atribuiu valor por onde passou. E, por fim, mantenha sempre esse documento atualizado e adaptado às vagas que deseja.

4. Mantenha-se atualizado

Um profissional desatualizado estará perdido em um cenário que instiga cada vez mais o poder da adaptabilidade. Por isso, mantenha-se atualizado. Leia blogs, revistas e livros da sua área, participe de webinars e cursos online e inscreva-se em newsletters.

Considere ainda seguir grandes nomes e empresas que são relevantes nas redes sociais. Esses profissionais compartilham alguns insights que podem ser valiosos a respeito do futuro profissional da área em que atua.

5. Invista em uma pós-graduação

Como explicado até aqui, se manter atualizado e com habilidades técnicas e soft skills no currículo são passos essenciais para se destacar. Por isso, a educação continuada é um diferencial importante. Por isso, invista em uma pós-graduação.

Escolha um curso relevante, que aumentará suas oportunidades de carreira, pensando que, além de todo o conhecimento, você ainda terá acesso a colegas que podem agregar no seu networking.

6. Seja proativo

Atitudes falam mais do que palavras no mercado de trabalho. Caso você queira esse destaque no atual emprego, pense em como você pode ser mais proativo. Confira algumas possibilidades:

  • Tome a iniciativa de assumir mais responsabilidades e liderar projetos;
  • Proponha soluções inovadoras para problemas recorrentes, visando a melhoria no seu ambiente de trabalho;
  • Mostre aos outros profissionais que está disposto a ir além do que é esperado de você – sem deixar de lado a qualidade do seu trabalho, obviamente.

7. Busque e aprenda com o feedback

O feedback é uma ferramenta poderosa para o crescimento de todo profissional. Solicite regularmente, mas sabendo ouvir sem se colocar na defensiva e usar essa consideração para identificar as áreas de melhoria e desenvolver um plano de ação.

Lembre-se de mostrar que é receptivo a críticas construtivas e que está comprometido com o seu desenvolvimento contínuo.

8. Mantenha um equilíbrio entre vida profissional e pessoal

A última dica é: por mais que o mercado de trabalho seja altamente competitivo, a qualidade de vida nunca pode ser ignorada.

Cuide da sua saúde mental e física para ter um desempenho sustentável e encontre maneiras de equilibrar suas responsabilidades profissionais com atividades que você gosta e que ajudam a relaxar.
Agora que já sabe de todas as estratégias de como se destacar no mercado de trabalho competitivo, o que acha de descobrir mais detalhes sobre a pós Digital Mackenzie?

Mais Lidos