Crescer na carreira é, sem dúvidas, o objetivo de muitos profissionais. Se você também já sonhou em conquistar uma nova posição, ganhar um aumento ou mudar de área, saiba que encontrou o texto certo. Com as estratégias que preparamos para você, é possível alcançar seus sonhos profissionais. Neste texto, vamos mostrar como crescer na carreira em alguns passos. Prepare-se!
Afinal, como crescer na carreira?
Reunimos alguns passos e dicas importantes para que você cresça em sua carreira, atingindo o seu objetivo profissional tão sonhado. Confira!
1. Traçar um mapa, definindo os objetivos
Imagine a seguinte situação: você está prestes a iniciar uma viagem. Antes de começar, você irá se preparar, correto? O que você precisa para se locomover por um local ainda desconhecido? Um mapa! O mesmo se aplica à sua carreira. Para desbravar as áreas ainda desconhecidas, você precisa traçar um mapa, ou, neste caso, traçar os seus objetivos.
Pergunte a si mesmo: “Onde eu quero chegar?”. E, sabendo o seu destino, passe a pensar em como você vai chegar até lá, para desenhar seu caminho. Divida os seus objetivos entre os de curto, médio e longo prazo, sempre prezando por objetivos que não sejam impossíveis, mas que também saiam da sua zona de conforto.
Com o mapa em mãos, você estará mais bem preparado para enfrentar a jornada.
2. Investir em conhecimento
Se você quer alcançar um lugar que nunca conquistou, é hora de começar a fazer diferente. E, em um mundo em constante mudança, o conhecimento é o melhor aliado. Invista em seu conhecimento, buscando cursos, workshops e treinamentos que te tornem o profissional merecedor do lugar onde quer chegar.
A Pós Digital Mackenzie, por exemplo, é uma excelente opção para quem deseja se destacar no mercado de trabalho. Cada nova habilidade adquirida é uma ferramenta que você usará em sua jornada em busca do crescimento. Aqui, você estuda com flexibilidade, suporte da tutoria, professores qualificados e diversos outros benefícios.
3. Reconhecer a importância das soft skills
Todo mundo reconhece as hard skills, conhecidas tradicionalmente como habilidades técnicas. Para se destacar, passe a olhar com mais atenção para as soft skills, que são as habilidades interpessoais. A capacidade de se relacionar bem com os outros, se adaptar e aprender a lidar com desafios emocionais pode te fazer chegar no seu objetivo com mais destaque e facilidade.
Empatia, liderança, flexibilidade, comunicação eficaz e resiliência são apenas algumas das soft skills que um profissional de sucesso tem na palma da mão. E nunca subestime essas habilidades, que são cada vez mais valorizadas!
4. Ser proativo, tomando as rédeas da sua carreira
Nunca espere que as oportunidades surjam do nada Seja o protagonista da sua própria história profissional. É interessante propor novas ideias, buscar responsabilidades novas, se oferecer para liderar projetos esquecidos ou até mesmo se voluntariar para novos projetos.
Essa postura proativa irá demonstrar todo o seu comprometimento com o crescimento. E, de bônus, você ainda estará ampliando, na prática, várias de suas habilidades – e, quem sabe, até descobrindo algumas novas.
5. Manter o poder do otimismo em alta
Alcançar os seus objetivos profissionais exige perseverança e paciência. Não perca o otimismo no meio do caminho. Cultive sempre uma mentalidade otimista, para que consiga enfrentar as adversidades e ainda inspirar quem estiver ao seu redor.
Além de todos esses benefícios, o otimismo atrai oportunidades novas, parcerias e novas perspectivas, o que tornará o seu caminho rumo ao sucesso mais leve do que imagina.
6. Cuidar da saúde mental
Mais do que nunca precisamos parar, respirar e falar sobre a importância de cuidar da saúde mental. O crescimento da carreira nunca deve ser à custa do seu bem-estar. Lembre-se de tirar um tempo para relaxar, praticar os seus hobbies e se cercar das pessoas que ama.
O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional será um grande aliado para manter a motivação até o objetivo final. Afinal, um profissional feliz e equilibrado está mais preparado para desafios do que aqueles que já estão esgotados.
7. Recalcular a rota sempre que necessário
Por último, mas não menos importante: recalcule a sua rota sempre que for necessário. Você não precisa se apegar 100% ao mapa que criou lá no começo dessa saga em busca do crescimento profissional. Avalie o seu progresso periodicamente e faça sempre os ajustes que forem necessários.
Cada passo dado é uma vitória certa em direção ao objetivo. E, se um caminho não está dando certo, não desanime; há sempre outras rotas que te levarão ao seu destino final. O importante é manter o otimismo, o foco e a força.
Ao seguir essas orientações e estar disposto a investir no seu futuro, você estará mais perto do que nunca de alcançar as suas metas e aprender a como crescer na carreira. Não se esqueça de que a educação contínua é um dos pilares desse crescimento. Por isso, considere conhecer mais sobre a Pós Digital Mackenzie, que pode ser a chave para desbloquear o potencial e te preparar para os desafios futuros.