Um assunto que tem crescido constantemente no mercado de trabalho é a respeito das habilidades socioemocionais. Com um mundo corporativo cada vez mais colaborativo, interconectado e preocupado com a saúde mental, saber se relacionar e lidar com as próprias emoções se tornou primordial. Agora, entenda o que são habilidades socioemocionais e conheça algumas essenciais.
O que são as habilidades socioemocionais?
Antes de conhecermos as habilidades socioemocionais mais importantes, é necessário entender o que elas são: capacidades relacionadas à maneira como nós entendemos e gerenciamos nossas próprias emoções. Como estabelecemos relações saudáveis? Como enfrentamos os desafios? Todas essas perguntas são importantes para sabermos as respostas.
Diferentes das habilidades mais técnicas, conhecidas como hard skills, que são aprendidas com o objetivo de execução de tarefas específicas, as habilidades socioemocionais são utilizadas em situações diversas, colaborando com a inteligência emocional, a comunicação interpessoal e até mesmo adaptação.
Essas habilidades são de grande valia, ainda mais nos dias atuais, pois ajudam na construção de ambientes de trabalho melhores, impulsionando o trabalho e a produtividade. Além de tudo, ainda são importantes para o autoconhecimento, autoconfiança e o bem-estar.
Mas, afinal, quais são as habilidades socioemocionais mais importantes? Vamos conhecer algumas delas e entender como elas impactam positivamente as vidas profissionais daqueles que as conquistam.
3 habilidades socioemocionais essencial
1. Empatia
A empatia, conhecida como a capacidade de se colocar no lugar do outro, é uma habilidade socioemocional importante. Interessante para os profissionais que trabalham com atendimento ao cliente, gerindo equipes ou qualquer outra área que exija um pouco mais desse contato interpessoal.
Por que é importante? Essa habilidade é importante pois pessoas empáticas conseguem se conectar com mais facilidade com os outros, o que cria um ambiente de respeito e apoio mútuo com maior facilidade.
Exemplo prático: Um profissional que pratica empatia conseguirá perceber pelo tom de voz do cliente o que ele sente e como resolver essa situação. Em vez de seguir o roteiro padrão, o profissional empático irá adaptar sua abordagem, ouvindo com atenção, validando as preocupações e demonstrando calma. Ao final, o cliente se sentirá compreendido e respeitado.
2. Autocontrole
O autocontrole é a habilidade de gerenciar as próprias emoções. Profissionais que conquistam o autocontrole conseguem lidar melhor com momentos profissionais de maior complexidade, como situações estressantes ou desafiadoras, sem permitir que a situação influencie suas decisões e atitudes.
Por que é importante? Em funções que precisam lidar com uma pressão e um estresse grande, como cargos de liderança ou atendimento ao cliente, o autocontrole é importante para prezar pela racionalidade, sendo liderado pela assertividade e evitando reações mais impulsivas.
Exemplo prático: Um líder de uma equipe de vendas precisa lidar com as metas que a equipe não alcançou. Em vez de demonstrar sua insatisfação, ele mantém o autocontrole e, em uma reunião, oferece apoio e discute as soluções com a equipe. Esse autocontrole ajudou na abordagem mais calma, que motivou o time a conquistar as metas, sem se sentirem tão pressionados.
3. Resiliência
A resiliência é a facilidade em passar pelos problemas com mais facilidade, se adaptando às mudanças e superando desafios sem se abalar.
Profissionais que buscam a resiliência conseguem transformar as dificuldades de sua vida em oportunidades de desenvolvimento, enxergando crescimento onde as outras pessoas só enxergam má sorte.
O profissional resiliente também obtém uma outra habilidade muito importante: a adaptabilidade, que é a capacidade de se ajustar às mudanças profissionais.
Pessoas resilientes e adaptáveis enfrentam essas situações com muitas facilidades. São características ideais para os profissionais que atuam em uma profissão ou uma empresa que passa por constantes transformações.
Por que é importante? A resiliência é importante quando se observa que o mercado de trabalho está muito dinâmico. Para lidar com tantas mudanças, críticas e metas que desafiam, é necessário uma habilidade que ajude a manter uma atitude positiva, para enfrentar todos os momentos desafiadores sem perder o foco no objetivo.
Exemplo prático: Um designer gráfico está enfrentando muitas mudanças constantes em um projeto que está trabalhando há um bom tempo. As mudanças ocorreram devido a novos pedidos do cliente, que parece não ter bem definido o que deseja.
Ele permanece resiliente, adaptando as entregas e sem diminuir a qualidade do trabalho, não se deixando afetar pela pressão. Sua resiliência ajuda a manter a calma e o profissionalismo para manter o projeto até o fim, dentro dos prazos e satisfazendo o cliente.
No contexto atual do mercado de trabalho, saber o que são habilidades socioemocionais é de extrema importância. Essas competências ajudam no desempenho profissional e na qualidade das interações e saúde mental dos colaboradores.
A Pós Digital Mackenzie, por exemplo, reconhece a importância dessas habilidades, integrando o desenvolvimento do aluno com soft skills e conhecimentos técnicos. Invista no seu crescimento profissional!