Os profissionais que atuam no atual mercado de trabalho sabem bem sobre o nível de competitividade. As oportunidades parecem, às vezes, escassas, e pequenos detalhes se tornam grandes vantagens. É o caso do plano de carreira, que é muito mais do que um documento; é um mapa que guia decisões, define metas e permite a visualização do futuro profissional. Mas, afinal, o que é plano de carreira? E como fazê-lo? Confira agora!
O que é plano de carreira?
O plano de carreira atua como um guia que estrutura o caminho profissional, te ajudando a identificar pontos importantes de sua carreira, como as suas metas e as suas estratégias para alcançá-las.
Ele envolve desde a definição de objetivos até o autoconhecimento de quais são as habilidades necessárias para conquistá-los. Em outras palavras, o plano de carreira é uma bússola, um guia de como chegar até o lugar que planeja conquistar.
Por que um plano de carreira é importante?
Ter um plano de carreira em mãos é importante por algumas razões, que vão além de simplesmente saber onde deseja chegar. Confira:
- Direcionamento: o plano de carreira te ajuda a direcionar suas energias para o que realmente importa;
- Motivação: com metas claras e alcançáveis, você sentirá uma certa disciplina e motivação, mesmo diante de desafios;
- Desenvolvimento de habilidades: com um bom plano de carreira, você saberá quais habilidades próprias precisa desenvolver ainda mais e quais você precisará conquistar;
- Avaliação contínua: por meio do plano de carreira, você conseguirá se autoavaliar periodicamente;
- Tomada de decisões: quando estiver diante de dúvidas e incertezas, lembre-se do seu concreto e bem pensado plano de carreira.
Como fazer um plano de carreira?
Agora que você já sabe o que é o plano de carreira e por que é importante, conheça algumas etapas de como você pode criar o seu próprio.
1. Mergulhe em si mesmo
É impossível criar um documento tão profundo e assertivo se não souber quem é e para onde vai. Por isso, a primeira etapa para a criação do plano de carreira é a autoavaliação. Reflita sobre suas paixões, habilidades, valores e sonhos. Entenda o que te motiva, o que te torna único e o que significa o sucesso para você.
2. Defina objetivos
O segundo passo não poderia ser outro. Você já sabe quem é e para onde deseja ir. Já conhece suas habilidades e começou a entender seus pontos fracos. Agora é hora de definir os seus objetivos, o que vai fazer para chegar no sucesso.
Separe as suas metas em três categorias: curto prazo (aquilo que deseja conquistar nos próximos 6 meses), médio prazo (para serem conquistadas de 3 a 5 anos) e longo prazo (que é onde você se imagina em 10 anos).
Se inspire em alguns exemplos de objetivos:
- Conquistar um cargo de liderança;
- Expandir habilidades;
- Desenvolver um networking melhor;
- Alcançar uma meta salarial;
- Obter uma nova certificação;
- Ter um portfólio de projetos bem-sucedidos;
- Conquistar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Nessa fase de definir os objetivos, é importante fazer uma pesquisa no mercado de trabalho, conhecendo bem o terreno onde você está pisando. Entenda o ambiente em que vive, para adaptar seus objetivos à realidade atual.
E lembre-se de colocar nas suas metas as melhorias de suas fraquezas e fortalecimento de suas forças.
3. Antecipe os desafios, já se preparando para superá-los
No seu plano de carreira, você também pode antecipar todos os desafios, já se planejando, previamente, para superá-los da maneira mais tranquila e eficaz possível, afinal, por mais que o seu plano seja muito bem detalhado, obstáculos podem surgir no caminho.
Pense em todas as dificuldades que podem surgir – mudanças no mercado de trabalho, a necessidade de adquirir novas competências ou até mesmo uma demissão – e pense em como você pode enfrentar cada um desses desafios.
Uma dica importante é: pense em alternativas! Se o cenário A não der certo, tenha um plano B, C e, se possível, até mesmo um plano D em mente.
Assim, você enxergará os desafios como etapas naturais, e não um obstáculo impossível de vencer.
4. Coloque a mão na massa
Você já se conhece, sabe o que precisa fazer para chegar até lá e até mesmo nos desafios já pensou. Então é hora de colocar a mão na massa! Desenvolva as habilidades que você precisa aprimorar para ser um profissional de sucesso, melhore o seu networking, e lembre-se que cada ação conta. A jornada é longa, mas todo passo te leva para mais perto do seu objetivo final.
5. Sempre recalcule rota
Por fim, lembre-se de reservar um tempo, a cada 6 meses, ou em um intervalo menor, se preferir, para recalcular a rota. Revise o seu plano, observando o que já conquistou, refletindo se está satisfeito com o progresso e planejando os ajustes que pode fazer.
Agora que você já sabe o que é plano de carreira e os principais passos para estruturá-lo, que tal dar o próximo passo para fortalecer suas competências profissionais? Descubra mais sobre a pós Digital Mackenzie e como ela pode impulsionar sua carreira!