Qual diferença entre graduação e pós-graduação?

Mulher trabalhando no computador em uma cafeteria. Diferença entre graduação e pós-graduação

Quando falamos de educação superior, logo se pensa nos dois primeiros degraus de desenvolvimento pessoal e profissional: a graduação e a pós-graduação. E, apesar de no contexto acadêmico fazerem parte do ensino superior, elas contam com algumas características que as tornam bem distintas uma da outra. Vamos entender agora a diferença entre graduação e pós-graduação, analisando do público-alvo de cada uma das formações acadêmicas até os impactos na trajetória profissional.

O que é graduação e pós-graduação?

A graduação é o primeiro passo na educação superior, o primeiro nível após o ensino médio, sendo vista como a porta de entrada para o mundo acadêmico e profissional. Essa formação superior é concluída em instituições de ensino como faculdades, universidades, centros universitários, entre outras. Ao fim do curso, recebe-se um diploma e está habilitado para atuar na carreira escolhida.

Essa primeira fase oferece uma formação básica e abrangente da área que você pretende atuar. Durante a graduação, toda a base teórica e até mesmo prática é ofertada, com o propósito de preparar o estudante para atuar no mercado de trabalho.

Na graduação, existem vários tipos de cursos, como: o bacharelado (em que se foca na formação teórica, preparando o aluno para a carreira profissional), a licenciatura (voltada para a formação de professores) e tecnólogo (uma formação mais prática e com duração mais curta). 

Já a pós-graduação é o próximo passo após a graduação, uma especialização e aprofundamento de áreas específicas do conhecimento. Para dar início aos estudos de uma pós-graduação, é preciso ter finalizado a sua graduação. A pós-graduação, apesar de não ser obrigatória, detalha os conhecimentos obtidos na graduação, tornando o profissional um especialista.

Existem dois tipos de curso: o lato sensu – que inclui especializações e MBAs – e o stricto sensu – que inclui mestrados e doutorados.

Qual diferença entre graduação e pós-graduação?

Agora que você já sabe o que é a graduação e pós-graduação, vamos conhecer algumas das diferenças entre as duas:

Duração e estrutura

Tanto a graduação quanto a pós-graduação têm durações e estruturas que variam conforme o país  e a instituição.

A graduação tende a ter uma duração que varia entre três e cinco anos. Ao longo desses anos, os alunos estão em contato com as disciplinas obrigatórias e eletivas, entregam horas complementares, participam de estágios e até mesmo desenvolvem trabalhos de conclusão de curso, o conhecido TCC.

Já a pós-graduação apresenta uma estrutura mais diversificada, dependendo muito do tipo de programa que pretende adotar. Geralmente tem uma duração de um a dois anos e conta com uma estrutura que exige dos alunos pesquisas independentes.

Homem estudando no computador. Diferença entre graduação e pós-graduação.

Público-alvo

A graduação é voltada, tipicamente, para os recém-saídos do ensino médio, embora também receba adultos que buscam mudar de carreira ou iniciar os estudos. O público-alvo da graduação busca uma formação que o ingresse no mercado de trabalho ou enriqueça seu currículo, tornando-se mais atrativo para o mercado de trabalho.

Na pós, os alunos já possuem uma graduação e buscam aprimorar seu conhecimento, explorando áreas que deseja se aprofundar. Frequentemente são estudantes já inseridos no mercado de trabalho e com uma experiência profissional.

Nível de especialização

Como citado anteriormente, a graduação oferece apenas uma base geral sobre a profissão que pretende seguir em sua vida, preparando os alunos de modo amplo, conhecendo um pouco de tudo. Já a pós-graduação tem um foco em habilidades e conhecimentos muito específicos.

Metodologia

Na graduação, o aluno tem acesso ao conteúdo através do tradicional método expositivo, com professores ensinando e profissionais palestrando. As atividades são focadas em trabalhos – individuais ou em grupo – e avaliações. A pós-graduação, por sua vez, tende a ter um pouco mais de autonomia, com pesquisas independentes e discussões mais complexas.

Custos

Os cursos de pós-graduação são, comumente, mais caros do que os de graduação. Portanto, além de muitas instituições oferecerem bolsas de estudo ou programas de auxílio financeiro, atualmente também existem os cursos de pós-graduação na modalidade on-line, que ofertam um preço mais atrativo.

Compromisso acadêmico e flexibilidade

Por se tratar de um passo dado somente após a graduação, com um ensino mais aprofundado e amadurecido, a pós-graduação acaba, em geral, exigindo um compromisso de tempo e dedicação maior. Comumente, as expectativas em relação ao rendimento e entrega acadêmica acabam sendo mais altas.

Porém, graças ao método de ensino a distância – ofertado tanto em graduação quanto em pós-graduação, existe uma maior flexibilidade tanto em horários, formatos de estudos e até mesmo locais apropriados para o estudo, facilitando essa formação acadêmica

Sabendo agora sobre a diferença entre graduação e pós-graduação, é possível decidir de modo eficaz e informado qual é o melhor caminho profissional a seguir, lembrando que para realizar uma pós-graduação é necessário ter o diploma de graduação. Ambos os ensinos são significativamente impactantes em sua carreira e oportunidades oportunidades. Compreender as diferenças entre um e outro pode ajudar no alinhamento do que se procura e o que se espera desse novo passo profissional. E, aos interessados em uma pós-graduação, saiba mais sobre a pós digital Mackenzie.

Veja também! Confira depoimentos de alunos de graduação e pós-graduação da Mackenzie digital:

Play video Play video

Mais Lidos