Atuar com a administração pública exige um alto grau de complexidade e dinamismo, não é mesmo? Nesse cenário, há uma busca constante por profissionais altamente qualificados e atualizados com as novas legislações e práticas administrativas. Por isso é tão importante investir em uma especialização, como a pós-graduação em Direito Administrativo e Administração Pública.
Assim, você terá acesso ao que há de mais atualizado e relevante na área. A pós é a oportunidade perfeita para investir no seu potencial profissional, e para saber tudo sobre o curso, você só precisa continuar lendo o texto.
Como é a pós-graduação em Direito Administrativo e Administração Pública?
A necessidade por uma formação especializada é uma realidade na área do direito administrativo e da administração pública, e disso você já sabe. Pensando nessa situação, a pós-graduação foi desenvolvida justamente para garantir uma compreensão aprofundada das normas e princípios que regem a área.
Dessa maneira, o curso vai te preparar para enfrentar os desafios contemporâneos da gestão pública. Promovendo eficiência, transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
Sendo assim, se você deseja aprender conhecimentos teóricos e práticos, desenvolvendo competências para realizar uma análise crítica e aplicação eficaz das normas jurídicas, saiba que essa especialização foi feita para você.
Para que serve o curso de Direito Administrativo e Administração Pública?
Com o curso de Direito Administrativo e Administração Pública, você vai desenvolver uma série de habilidades fundamentais para uma atuação robusta e completa na gestão pública. Afinal de contas, para entregar tudo aquilo que a sociedade precisa, você deve ter uma postura crítica e reflexiva, que serão o resultado de competências como:
- Interpretar e aplicar os princípios e o regime jurídico administrativo;
- Analisar a estrutura e o funcionamento da Administração Pública direta e indireta;
- Compreender o poder, a função administrativa e a teoria geral do ato administrativo;
- Aplicar o processo legal e o processo administrativo;
- Dominar a Lei nº 14.133/21 e os temas polêmicos ligados às licitações;
- Examinar contratos administrativos e métodos consensuais de soluções de controvérsias;
- Analisar concessões de serviços públicos e projetos de infraestrutura;
- Compreender convênios, contratos de gestão, termos de parceria, organizações sociais e OSCIPs;
- Avaliar o patrimônio público, a desapropriação e a intervenção na propriedade privada;
- Analisar a responsabilidade civil extracontratual do Estado e o compliance administrativo;
- Estudar o servidor público, a improbidade administrativa e a Lei Anticorrupção;
- Examinar o controle administrativo da Administração Pública e a atuação da Administração Pública em juízo;
- Compreender a administração pública digital, inovação e novas tecnologias.
Quais as modalidades de estudo para Direito Administrativo e Administração Pública?
Aqui no Mackenzie, as opções de pós-graduação são inúmeras, e isso inclui a possibilidade de estudar sem precisar sair da sua casa. Com a pós online, que é o caso do curso de Administração Pública, toda a sua trajetória acadêmica será virtual.
Isso garante que mais profissionais possam ter acesso ao conhecimento. Seja por residirem em diversas cidades e estados, seja por terem uma rotina de trabalho e vida pessoal intensa, que precisa de flexibilidade para incluir as aulas da especialização.
Dá para fazer a pós em Direito Administrativo e Administração Pública EAD?
Então, sim, dá para fazer a pós EAD. Usando todos os benefícios da tecnologia a seu favor para ter autonomia e liberdade na hora de estudar, sem que horários e deslocamentos impeçam o seu desenvolvimento profissional.
Quem pode fazer pós-graduação em Direito Administrativo e Administração Pública?
A pós-graduação em Direito Administrativo foi pensada para profissionais graduados em Direito, Ciências Contábeis, Administração, Economia e áreas relacionadas, desde que tenham interesse em Direito Administrativo e Administração Pública.
Assim, servidores públicos, gestores, consultores e demais interessados também podem se beneficiar com o curso, aprofundando seu conhecimento na atuação na gestão pública e na aplicação do Direito Administrativo.
Quanto tempo dura uma pós em Direito Administrativo e Administração Pública?
A especialização tem duração de 12 meses. Ou seja, em apenas um ano você vai concluir sua trajetória na pós e estar pronto para os desafios da área.
O curso é organizado em 12 disciplinas que, totalizando 360 horas de carga horária, conforme determinação do Ministério da Educação, têm 30 dias de duração cada. É por isso que você vai se formar dentro de um ano, se dedicando a um currículo robusto e atualizado.
Quais as disciplinas da pós-graduação em Direito Administrativo e Administração Pública?
Falando em disciplinas, o que você acha de descobrir quais serão as suas durante a pós-graduação? Confira os detalhes da sua grade curricular abaixo, compreendendo como serão as suas aulas a partir da inscrição.
1 – Princípios, regime jurídico administrativo, administração pública direta e indireta (autarquias, empresas públicas, sociedade de economia mista, fundação, agências e consórcios públicos)
A primeira disciplina da pós-graduação em Administração Pública EAD será voltada exclusivamente para o regime jurídico, os princípios e a organização da Administração Pública.
Para isso, você vai estudar os fundamentos do direito administrativo, o regime jurídico administrativo e seus vetores, o contexto da organização administrativa e a Administração Pública direta e indireta.
2 – Poder, função administrativa e teoria geral do ato administrativo
Com o objetivo de compreender o exercício dos poderes administrativos, você terá aulas com uma visão crítica sobre os poderes, que deverão ser observados para a concreção do ato administrativo.
3 – Devido processo legal e processo administrativo
Aqui, você terá uma visão dos procedimentos e processos na Administração público, conseguindo manejar o instituto em questão ao estudar pontos como:
- Devido processo legal procedimental e substantivo;
- Processo e procedimento administrativo;
- Classificação do processo administrativo;
- Lei Federal de Processo Administrativo – Lei nº 9784/99
4 – Licitação – lei no 14.133/21 – temas polêmicos
Conseguir resolver casos concretos é uma habilidade fundamental para desenvolver ao longo da pós. Pensando nisso, esta disciplina será focada na legislação das licitações, a Lei de Licitações e o Processo Licitatório, para que você seja capaz de compreender tais normas e solucionar casos.
5 – Contrato administrativo e administração pública concertada (métodos consensuais de solução de controvérsias: conciliação, mediação e arbitragem)
Propiciando conhecimento teórico e prático sobre os contratos públicos, as aulas deste módulo serão voltadas para os contratos em si, sua execução e métodos consensuais de soluções de conflitos.
6 – Concessão de serviços públicos e os projetos de infraestrutura
Na metade da pós-graduação a distância em Direito Administrativo e Administração Pública, seu foco estará nas delegações de serviço público e projetos de infraestrutura no Brasil.
Para tal, você vai estudar as leis federais nº 8987/95 e nº 11.079/04, sendo capaz de solucionar casos concretos com ênfase em infraestrutura.
7 – Convênio, contrato de gestão, termo de parceria, organização social e organização da sociedade civil de interesse público
Aqui, você vai aprender sobre as diversas formas de contratação pública em parceria com a iniciativa privada. Passando pelos instrumentos utilizados para delegar atividades administrativas para a iniciativa privada e o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC.
8 – Patrimônio público, desapropriação e intervenção na propriedade privada
Conhecer o bem público e as formas de intervenção na propriedade, propiciando a aplicação prática dos institutos, é parte fundamental da pós-graduação.
Por isso, nesta etapa você vai se aprofundar nos estudos dos bens públicos, desapropriação, servidão administrativa, tombamento, requisição administrativa, ocupação temporária e limitação administrativa.
9 – Responsabilidade civil extracontratual do estado e compliance administrativo
Com foco nas hipóteses de Responsabilidade Civil Extracontratual do Estado, doutrina e jurisprudência e Compliance Administrativo, esta disciplina vai te ajudar a desenvolver e aprofundar o conhecimento sobre responsabilidade civil.
Abordando as discussões que envolvem o tema, frente sua evolução nas decisões do Poder Judiciário, além de falar sobre o Compliance Administrativo, programas para a estruturação de ações e procedimentos de prevenção, detecção e correção de fraudes e corrupção.
10 – Servidor público, improbidade administrativa e lei anticorrupção
Entrando na reta final da pós-graduação em Direito Administrativo EAD, aqui você vai conhecer o Regime Jurídico do Servidor Público, estudando a Lei de Improbidade Administrativa e a Lei Anticorrupção.
11 – Controle administrativo da administração pública e administração pública em juízo
Aqui, você terá todos os aparatos necessários para conhecer e compreender os principais tipos de controle da Administração Pública, nos âmbitos interno e externo.
12 – Administração pública digital: inovação e novas tecnologias
Por fim, as inovações tecnológicas também podem auxiliar o trabalho na Administração Pública. E esse é justamente o foco da última disciplina, abordando como a tecnologia pode melhorar a qualidade de vida e a sustentabilidade.
Quanto custa a pós-graduação em Direito Administrativo e Administração Pública?
A pós-graduação em Administração Pública tem seus valores no próprio site, onde você também vai encontrar as formas de pagamento. Todavia, como elas são bastante interessantes e facilitadas, vale a pena conferir todas as opções agora mesmo.
Veja abaixo as modalidades de pagamento e parcelamento, descobrindo qual delas se encaixa melhor na sua realidade e organização financeira para os estudos.
- Pagamento à vista: com o Pix, boleto bancário ou cartão de crédito;
- Pagamento parcelado em 12 vezes: com o Pix, boleto bancário, cartão de crédito parcelado ou cartão de crédito recorrente, em que a mensalidade é cobrada todos os meses, sem ocupar o seu limite;
- Pagamento parcelado em 18 vezes ou 24 vezes: apenas com o cartão de crédito recorrente.
Como entrar na pós-graduação em Direito Administrativo e Administração Pública?
A forma de pagamento será escolhida no momento da sua inscrição, por meio do site do Mackenzie. Nele, você vai enviar seus dados pessoais e documentos obrigatórios e seguir todo o processo virtualmente, sem precisar comparecer presencialmente a nenhum lugar.
Sem burocracias desnecessárias, começar a sua pós será bastante simples e descomplicado, com a praticidade que você precisa para iniciar rapidamente a sua especialização.
Faça sua inscrição no site da Pós Digital Mackenzie
É por isso que você não precisa esperar. Para começar a pós-graduação em Direito Administrativo online, basta entrar no site e seguir o tutorial, lembrando de enviar o seu diploma da graduação para conferência.
Essa é uma etapa fundamental, já que apenas profissionais graduados em cursos bacharelados, licenciaturas ou tecnólogos podem ingressar em uma pós-graduação.
Quais as exigências para se formar na pós em Direito Administrativo e Administração Pública?
Por outro lado, para se formar no curso, você terá que seguir algumas exigências fundamentais para o processo de especialização. Confira abaixo e já se programe para garantir a sua conformidade com ambas:
- Frequência mínima: você deverá comparecer a pelo menos 75% das aulas de cada disciplina;
- Média nas avaliações: ao longo das avaliações do curso, sua nota média precisará ser de no mínimo 7,0.
Por que cursar Direito Administrativo e Administração Pública na Pós Digital Mackenzie?
O que achou de descobrir todos os detalhes sobre a Pós Digital Mackenzie? Agora que você já sabe como serão as suas aulas e as questões práticas do curso, chegou o momento de descobrir a estrutura da pós. Ou seja, como será o seu ambiente acadêmico ao longo dos 12 meses de estudo.
- Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA: toda a sua trajetória acontecerá por meio de uma plataforma digital integrada. Estamos falando do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA, que concentrará todas as ferramentas e questões importantes para a sua pós;
- Total flexibilidade com as videoaulas gravadas: suas aulas, por exemplo, estarão no AVA no formato de videoaulas gravadas. Disponíveis sempre que você quiser, elas garantem autonomia e flexibilidade para a sua rotina, afinal de contas, você é quem vai definir os horários e momentos de estudo;
- 95% de professores mestres e doutores: as aulas são criadas e ministradas por um corpo docente de peso. Com 95% de mestres e doutores, nossos especialistas têm experiências tanto no mercado de trabalho quanto na área acadêmica, o que resulta em aulas robustas, atualizadas e muito bem fundamentadas para você;
- Materiais extras para complementar a aprendizagem: além das aulas, você poderá contar com vários materiais extras, que deixam a aprendizagem ainda mais completa. Dentre eles, podemos citar leituras de apoio, slides, podcast e sugestões de materiais extras para consultar;
- Sistema de tutoria: para os momentos de dúvida, reflexão e necessidade de suporte pedagógico, conte com os tutores. Estamos falando de profissionais da área, que são especialistas e vão te acompanhar durante toda a pós-graduação, disponíveis para ajudar sempre que necessário;
- Certificado de conclusão de curso reconhecido: ao finalizar todos os seus compromissos acadêmicos, também será por meio do AVA que você vai emitir o seu certificado de conclusão de curso. Ele é idêntico aos certificados de cursos presenciais, reconhecido pelo MEC e válido em todo o país, sendo um verdadeiro passaporte para atestar os seus conhecimentos.
Por fim, chegou a hora de fazer a sua inscrição na pós-graduação em Direito Administrativo e Administração Pública. Comece agora o seu curso e veja sua carreira decolar com a qualidade e tradição do Mackenzie.