Novos estudos e descobertas, bem como mudanças nas políticas e programas de saúde pública, fazem com que profissionais da área estejam sempre em busca de atualização. Até porque, com uma concorrência acirrada e altamente qualificada, você precisa ter grandes diferenciais em processos seletivos. Por isso, investir na pós-graduação em Saúde Pública pode ser o melhor caminho para o futuro da sua carreira.
O curso de especialização, desenvolvido por professores altamente especializados e atuantes no mercado de trabalho, foi feito especialmente para quem deseja ingressar ou reforçar suas habilidades em Saúde Pública. Então, se você quer dar esse novo passo na sua vida profissional, não deixe de descobrir tudo sobre a pós abaixo.
Como é a pós-graduação em Saúde Pública?
Tendo em vista que a saúde pública está no centro dos debates sobre promoção do bem-estar e prevenção de doenças, tanto instituições públicas quanto privadas necessitam de profissionais especialistas no tema. Essa é uma demanda global, que fica ainda mais latente no Brasil, quando analisamos a complexidade de nosso sistema de saúde e a diversidade de suas condições ao longo do território nacional.
Por isso, a pós-graduação chega para oferecer uma formação abrangente e atualizada para profissionais da saúde que querem gerar impactos ainda mais positivos. Com uma atuação inovadora, baseada em evidências, eficaz, crítica e reflexiva, que será o resultado de uma verdadeira imersão no panorama brasileiro, suas políticas públicas, métodos epidemiológicos e muito mais.
Para que serve o curso de Saúde Pública?
Para isso, a pós-graduação em Saúde Pública EAD vai fazer com que você desenvolva uma série de novas habilidades e conhecimentos.
Ao longo do curso, você vai aprender a:
- Avaliar e formular políticas públicas;
- Analisar o cenário brasileiro;
- Fazer vigilância em saúde;
- Aplicar métodos epidemiológicos na investigação de problemas de saúde;
- Gerenciar sistemas e serviços de saúde.
Além disso, você vai entender como desenvolver programas de educação em saúde, identificar e controlar doenças, sejam elas transmissíveis ou não transmissíveis, usar a bioestatística para analisar dados e também se atualizar sobre questões específicas da saúde das crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Quais as modalidades de estudo para Saúde Pública?
Se interessou pela especialização? Então é interessante saber de que maneira você poderá cursá-la.
As diversas modalidades de pós-graduação democratizaram o acesso ao ensino superior, não é mesmo? Hoje em dia, profissionais de qualquer localidade, e com rotinas completamente diferentes, podem fazer o mesmo curso e ter acesso às mesmas informações, tornando-se profissionais completos por meio da educação a distância.
E isso já é uma realidade na Pós Digital Mackenzie.
Dá para fazer a pós em Saúde Pública EAD?
A especialização em Saúde Pública é completamente online. O que significa que você terá a oportunidade de estudar em uma universidade renomada sem ter que sair da sua casa. Afinal de contas, a sua pós-graduação inteira ficará concentrada no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA.
Nele, você vai assistir às videoaulas e acessar os conteúdos extras, que ficam disponíveis por toda a duração do curso, quando e onde quiser. Esteja na frente de um computador ou com o celular em suas mãos, qualquer momento e lugar vão se tornar a sua sala de aula, garantindo todos os benefícios do EAD com a qualidade indiscutível do Mackenzie.
Quem pode fazer pós-graduação em Saúde Pública?
O curso em Saúde Pública pode ser feito por todos os profissionais graduados. Contudo, ele foi desenvolvido especialmente para profissionais da saúde, como:
- Enfermeiros;
- Médicos;
- Dentistas;
- Fisioterapeutas;
- Farmacêuticos;
- Nutricionistas;
- Assistentes sociais;
- Psicólogos.
A pós também é indicada para outros profissionais que têm interesse ou já atuam, seja como gestores ou não, em órgãos de saúde.
Quanto tempo dura uma pós em Saúde Pública?
Descobriu que a especialização se encaixa na sua formação e interesses profissionais para o futuro? Então vamos entender cada vez mais sobre ela.
Começando pela duração. O curso tem uma carga horária de 360 horas, que são distribuídas ao longo de 12 disciplinas, em 12 meses. Ou seja, você vai concluir a pós e receber o seu certificado de profissional especialista dentro do período de um ano, dando um grande passo na sua carreira em pouco tempo.
Quais as disciplinas da pós-graduação em Saúde Pública?

Já que tocamos no assunto das disciplinas, o que você acha de ler sobre cada uma delas, em detalhes? Abaixo, você encontrará um resumo dos conteúdos que serão abordados ao longo da grade curricular da sua pós-graduação.
1 – Panorama da saúde pública no Brasil
Suas primeiras aulas na pós-graduação serão sobre os fundamentos da saúde pública. Com foco no histórico e contexto do Brasil, com aspectos históricos, de legislação, financiamento, equipamentos e organização, você vai aprofundar seus conhecimentos nos valores que constituem a saúde pública brasileira.
2 – Políticas públicas em saúde
Em seguida, para entender mais as políticas públicas de saúde no Brasil, você terá aulas sobre a estrutura, organização e funcionamento da saúde no país. Dessa forma, compreendendo a elaboração, implementação e dificuldades envolvidas e desenvolvendo uma visão mais ética e moral para atuar na área.
3 – Epidemiologia
Um dos principais aspectos da saúde é a epidemiologia. Portanto, nesta disciplina você vai entrar em contato com o método epidemiológico na mensuração e descrição de eventos sanitários.
Bem como a formulação e testes de hipóteses e avaliação de políticas e intervenções, tendo o conhecimento necessário para identificar prioridades para políticas públicas e estratégias de controle de doenças.
4 – Vigilância em saúde
No curso de pós graduação em Saúde Pública a distância você também vai mergulhar no mundo da vigilância em saúde. Assim, aprenderá que ela parte da visão sistêmica dos serviços de saúde pública, identificará suas diferentes áreas na atenção básica, os sistemas de informação, o papel da vigilância no direcionamento de políticas, o conceito de saúde planetária e muito mais.
5 – Gestão em saúde
Nesta disciplina, você vai descobrir quais são as normas e regras que regulamentam a saúde no Brasil, seja no setor público, seja no setor privado.
Dessa maneira, você desenvolverá uma análise crítica e contextualizada sobre a tomada de decisões na gestão de saúde, bem como avaliará as relações entre essa gestão e fatores econômicos, de infraestrutura e de equipes, pensando na melhor maneira de promover um serviço de qualidade.
6 – Educação em saúde
A educação em saúde também fará parte da sua especialização, sabia? Para isso, você vai entender quais são as tendências pedagógicas no ensino e aprendizado na saúde, seja para a promoção da educação na comunidade, seja para os próprios profissionais. O que inclui aprender mais sobre aspectos cognitivos, referências pessoais, sociais e afetivas e seu impacto no trabalho em saúde.
7 – Doenças transmissíveis
Um ponto bastante importante da pós é o aprendizado da etiologia e epidemiologia das principais doenças infecciosas. Assim, te ajudando a compreender e propor estratégias para reduzir incidências e prevalências.
Por exemplo, você vai estudar sobre as relações entre patógenos, hospedeiros e ambientes, relevância do controle vetorial e de hospedeiros, aspectos comportamentais e de infraestrutura, prevenção de infecções hospitalares, estratégias inovadoras de diagnóstico, terapêutica e vacinas.
8 – Doenças não transmissíveis
Da mesma maneira, você vai entrar em contato com o mundo das doenças não transmissíveis. Estudando sobre ações, intervenções, programas e políticas públicas voltadas para enfermidades como neoplasias, doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, metabólicas, respiratórias, carenciais e neurodegenerativas.
9 – Bioestatística
A pós também será a sua oportunidade de conhecer os conceitos básicos de medidas e erros, conjuntos de dados, dados de pesquisas e níveis de evidências de estudos científicos. Para que, desse modo, os conceitos e usos da bioestatística te ajudem a ser um profissional da saúde ainda melhor e com uma atuação baseada em evidências.
10 – Saúde da criança e do adolescente
Em saúde pública, os profissionais também precisam ter um olhar diferenciado para tratar cada etapa da vida dos pacientes. Então, ao estudar sobre a saúde da criança e do adolescente, você vai analisar o desenvolvimento humano com base nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais do indivíduo, pensando nas principais condições de saúde de tais etapas.
11 – Saúde do adulto
Sobre a fase adulta, você vai entender melhor como o trabalho, saúde e doença impactam a qualidade de vida. Bem como quais são os principais métodos e modelos de intervenção para promover, recuperar e manter a saúde do adulto. Dessa maneira, você será capaz de desenvolver um raciocínio clínico, identificando fatores de impacto para o desequilíbrio na saúde.
12 – Saúde da pessoa idosa
Por fim, cuidar de pessoas idosas requer uma preparação ainda mais especializada e cuidadosa. Sendo assim, nesta disciplina você vai se dedicar a aprender as alterações do processo de envelhecimento, com seus impactos na saúde e os fundamentos teóricos que regem as políticas públicas e protocolos para essa população.
Quanto custa a pós-graduação em Saúde Pública?
Agora que você já sabe o que é pós-graduação em Saúde Pública, talvez você esteja se perguntando sobre a parte financeira do investimento. Para ter acesso a tudo isso, nossa instituição de ensino oferece condições facilitadas para pagamentos e parcelamentos.
Os valores, que estão disponíveis no site da pós Mackenzie, podem ser pagos à vista no Pix, no cartão de crédito e também no boleto. Contudo, se preferir parcelar, poderá pagar em 12 vezes no Pix, cartão de crédito, boleto ou cartão de crédito recorrente, que não ocupa o limite do seu cartão. Ou até mesmo em 18 ou 24 vezes, apenas no cartão recorrente.
Como entrar na pós-graduação em Saúde Pública?
O próximo passo, então, é saber como se inscrever no curso de pós-graduação em Saúde Pública. E temos uma ótima notícia para você.
Faça sua inscrição no site da Pós Digital Mackenzie
A inscrição deve ser feita diretamente pelo site da Pós Digital Mackenzie, com toda a facilidade e praticidade que você precisa para começar essa nova etapa da sua vida acadêmica. Dessa maneira, você não terá que se deslocar para resolver nenhuma burocracia. Tudo será feito de forma online, incluindo a escolha da forma de pagamento, o preenchimento dos seus dados e envio de documentos.
Inclusive, falando em documentos, é fundamental lembrar que apenas profissionais graduados podem se inscrever em cursos de pós-graduação. Ou seja, você deve ter um diploma de graduação, que pode ser de um curso bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, para iniciar uma especialização.
Quais as exigências para se formar na pós em Saúde Pública?
Falando em diplomas e conclusão de cursos de ensino superior, para conseguir o seu certificado de pós-graduação em Saúde Pública, você terá que cumprir com algumas exigências.
Elas são a frequência mínima de 75% de presença nas aulas, que poderão ser acompanhadas onde e quando você quiser, e uma média 7,0 nas avaliações do curso, que também estarão disponíveis no ambiente digital.
Por que cursar Saúde Pública na Pós Digital Mackenzie?
Se você ainda precisa de mais argumentos para começar a sua especialização, então você chegou ao momento certo do texto. Agora, você vai conhecer todos os outros benefícios de estudar no Mackenzie.
O histórico de excelência e qualidade incomparáveis da instituição de ensino você já sabe, certo? Contudo, existem muitas outras vantagens e diferenciais que fazem a pós digital ser perfeita para você.
Com ela, você terá acesso a diversos materiais extras, além das videoaulas, dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Sem hora para comparecer às aulas, você terá a autonomia e liberdade que precisa para estudar de acordo com a sua rotina. Tudo isso com o suporte de um time robusto de tutores, com especialistas na sua área que vão te ajudar sempre que você precisar.
Tudo isso com o suporte de professores altamente capacitados e a garantia de um certificado reconhecido pelo MEC. Com o mesmo peso de cursos de pós presenciais, ele será válido em todo o território nacional, sendo o seu passaporte para uma vida profissional com muito mais sucesso.
Então, confira agora mesmo a pós-graduação em Saúde Pública e não deixe para depois o desenvolvimento da sua carreira. Você não vai se arrepender de colocar sua vida profissional em primeiro lugar.