Imagine que você é o gestor de uma grande empresa de tecnologia. Neste cenário, você tem a consciência de que o mercado está em constante movimento, novos concorrentes estão surgindo e a inovação precisa ser constante. Caso você não tenha um plano bem estruturado, uma gestão estratégica, sua empresa pode perder espaço de forma drástica e rápida.
O mesmo vale para qualquer organização que deseja crescer de forma sustentável e conquistar resultados que levem ao sucesso. Sem a gestão estratégica, muitos contratempos podem surgir: seus recursos podem ser desperdiçados, suas decisões erradas e, por fim, o sucesso passa a ser apenas uma questão de sorte.
Com esse exemplo, fica bem claro como a gestão estratégica é um diferencial das empresas que se destacam no mercado. Mas, afinal, o que essa prática envolve e por que é tão essencial? Confira agora!
O que é a gestão estratégica?
A gestão estratégica é um processo fundamental para o sucesso de uma organização – seja empresa, seja órgão público ou instituição sem fins lucrativos. Essa estratégia consiste em um conjunto de ações e decisões que visam definir e alcançar objetivos de longo prazo da organização, considerando tanto o ambiente interno quanto o externo em que ela está inserida.
É importante ressaltar que a gestão estratégica não é apenas um plano engavetado e esquecido, ainda que seja utilizado também para metas de longo prazo. Pelo contrário, é dinâmico e deve estar sempre se ajustando ao ambiente em mudança.
Como colocá-la em prática?
1. Análise do ambiente
Antes de qualquer decisão estratégica, é preciso ter em mãos uma compreensão do mercado, da concorrência, das tendências e ainda das oportunidades e ameaças que possam afetar sua organização. Questione-se sobre:
- O ambiente interno: afinal, quais são os pontos fortes e fracos da organização?
- O ambiente externo: quais são as oportunidades e as ameaças que o atual e futuro mercado de trabalho apresenta?
Realize o mapeamento desses pontos, obtendo, assim, um maior conhecimento amplo e profundo sobre sua empresa e também o ambiente em que ela está inserida.
2. Definição de objetivos
O segundo ponto com toda a certeza já era esperado. Afinal, toda estratégia precisa de um destino. Aqui, você deve listar os seus objetivos que são: claros, alcançáveis e alinhados com a missão e a visão da organização. Liste desde as metas mais urgentes e breves, até as de longo prazo, que serão justamente as mais ajudadas pelo plano de gestão estratégica.
3. Formulação de estratégias
Com todo o conhecimento de sua própria empresa em mãos e os objetivos bem alinhados, é hora de começar a formular suas estratégias e traçar o plano de ação. Como você pretende alcançar os seus objetivos, considerando os recursos disponíveis e as capacidades da organização?
As estratégias irão variar de acordo com o seu objetivo, podendo envolver desde a diversificação de produtos, expansão de mercado, redução de determinados custos, até um investimento em inovação tecnológica. Tudo depende dos seus objetivos e possibilidades.
4. Implementação de estratégias
De nada adianta um plano brilhante se ele não sair do papel. Colocar os planos em prática é tão importante – ou ainda mais importante – do que formulá-los. Lembre-se de distribuir as responsabilidades e garantir que os recursos estão sendo bem empregados.
5. Avaliação e controle
Por fim, é necessário monitorar os seus resultados – com a identificação de desvios – e sempre realizar os ajustes nas estratégias. Os indicadores de desempenho podem medir o sucesso e identificar os pontos de melhoria, auxiliando essa etapa.
Por que investir em gestão estratégica?
Você já sabe o que é a gestão estratégica e como aplicá-la, mas ainda não está convencido da importância dela? Confira então alguns dos benefícios mais relevantes:
1. Melhoria do desempenho
Empresas que adotam a gestão estratégica costumam ter mais clareza na organização e otimização de recursos, identificação de oportunidades de crescimento e redução de riscos, o que reduz desperdícios, otimiza processos e eleva a produtividade, eficiência e eficácia.
Exemplo: uma indústria automobilística adota uma gestão estratégica para identificar quais são os gargalos em sua linha de produção, implementando assim melhorias e reduzindo desperdícios. De consequência, além do aumento da produtividade, há a melhora da qualidade do produto final.
2. Aumento da competitividade
Com a gestão estratégica, a organização consegue se antecipar às mudanças do mercado a tempo de se adaptar a elas e se posicionar de uma forma mais vantajosa em relação à concorrência.
Exemplo: uma loja de roupas que monitora tendências do mercado e usa os dados em questão para definir suas coleções pode se diferenciar da concorrência. Dessa maneira, ela consegue lançar os produtos que realmente irão cair no gosto do público de maneira mais assertiva.
3. Decisões mais assertivas
A gestão estratégica fornece informações e análises que podem auxiliar na tomada de decisões mais informadas e eficazes. Com um bom entendimento do que acontece integralmente dentro da sua empresa e com uma base do que ocorre no mercado, as chances de decisões mais assertivas são maiores.
Exemplo: um hospital investe em uma gestão estratégica que utiliza a análise de dados para prever algumas demandas sazonais, alocando melhor os recursos e reduzindo filas de atendimento. Essa estratégia garante um serviço mais eficiente e melhora a satisfação dos pacientes.
4. Alinhamento da equipe
A gestão estratégica também promove um maior alinhamento: tanto dos objetivos quanto das ações de todos os membros da organização, melhorando, assim, tanto a comunicação quanto a colaboração da equipe.
Exemplo: uma rede de restaurante treina os funcionários com base em estratégias de padronização e alta qualidade em todas as unidades. Esse alinhamento refletirá diretamente na fidelização dos clientes e no crescimento da credibilidade da marca
5. Sustentabilidade a longo prazo
Um dos maiores benefícios da gestão estratégica é a colaboração e organização para a construção de um futuro mais promissor e sustentável, criando e enraizando esse valor para os stakeholders.
Exemplo: uma empresa de cosméticos planeja expandir com base em uma gestão estratégica mais sustentável, como embalagens recicláveis e logística otimizada. Assim, reduz-se os custos e também fortalece a imagem da empresa no mercado de trabalho.
Cursos de pós-graduação na área de Gestão Estratégica
Muitos são os cursos de pós-graduação voltados à área de Gestão Estratégica! Saiba mais sobre dois deles, ofertados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie:
Gestão Estratégica de Negócios
O curso de Gestão Estratégica de Negócios é realizado no formato 100% digital, com uma duração de 12 meses e certificação pelo MEC igual a um curso presencial.
O objetivo geral é formar profissionais que estejam capacitados a liderar estrategicamente o ambiente empresarial contemporâneo. O foco neste programa é competitividade, inovação, sustentabilidade e uso de tecnologias transformadoras, além do desenvolvimento de soft skills.
Confira mais alguns dos objetivos:
- Capacitar para criar e implementar estratégias competitivas;
- Aplicar práticas de ESG na governança corporativa;
- Estimular o empreendedorismo e inovação;
- Desenvolver competências em finanças, marketing, logística, comércio exterior e tecnologias;
- Fornecer uma base legal para a gestão de negócios.
O público-alvo deste curso são os profissionais graduados em áreas como Administração, Economia, Contabilidade, Direito, Engenharia e afins, além de empreendedores, gestores e executivos que procuram aprimorar suas habilidades estratégicas e de liderança.
Gestão Estratégica de Pessoas
Assim como o curso acima, o curso de Gestão Estratégica de Pessoas é realizado no formato 100% digital, com uma duração de 12 meses e certificação pelo MEC igual a um curso presencial.
Aqui, o objetivo é formar profissionais estratégicos na área de Recursos Humanos, com domínio de soft skills, práticas ESG e capacidade de alinhar a gestão de pessoas às metas organizacionais. O curso foca em liderança, comunicação eficaz, uso de tecnologias e princípios neurocientíficos aplicados ao RH.
Veja mais alguns dos objetivos:
- Desenvolver soft skills para liderança e gestão de equipes;
- Aplicar práticas de ESG no contexto de RH;
- Criar estratégias eficazes de recrutamento e seleção;
- Gerir desempenho, reconhecimento e desenvolvimento de talentos;
- Integrar neurociência e inovação tecnológica ao RH;
- Preparar para atuar como Business Partner;
- Liderar e gerenciar mudanças organizacionais.
O público-alvo é o profissional que atua ou deseja atuar em Recursos Humanos e busca assumir funções estratégicas e de liderança na área.
Como visto até aqui, a gestão estratégica é uma necessidade para qualquer organização que planeja se manter relevante no mercado de trabalho. Um investimento essencial para garantir a sobrevivência não apenas na atualidade como também a longo prazo.
Ao analisar o ambiente, definir objetivos, formular e implementar estratégias eficazes e monitorar constantemente os resultados, você constrói as bases de um futuro promissor. Mas para realmente se destacar e liderar com visão estratégica, é essencial ter conhecimento aprofundado e atualizado. Invista em uma pós Digital Mackenzie e se torne um especialista em gestão estratégica!