Como cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho? 10 dicas

saúde mental no ambiente de trabalho

Mais um dia de trabalho se inicia: o café da manhã ficou para trás e você liga o computador já com um sentimento de cansaço, mesmo sendo o início do seu dia. E-mails chegam, reuniões são marcadas e você vai sentindo, ao longo do dia, aquela sensação de sobrecarga se acumulando dentro de você. Essa é a realidade de muitos profissionais hoje. Se viu nessa situação também? Então está na hora de saber um pouco mais sobre a saúde mental no ambiente de trabalho.

O ambiente de trabalho moderno é marcado por uma enorme velocidade e exigência, que deixa o profissional se sentindo extremamente pressionado. Toda essa pressão é um enorme desafio para a saúde mental. Com apenas algumas dicas, você aprenderá a como tornar a sua rotina profissional mais equilibrada e saudável, prezando pelo bem-estar e pela produtividade. Confira!

Como cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho?

1. Estabeleça limites claros

Parece que a linha entre o trabalho e a vida pessoal tem se tornado cada dia mais tênue. Por isso é tão importante estabelecer limites muito claros, sempre visando o bem da sua saúde mental. Comece definindo horários de trabalho e também horários de descanso. Uma outra dica importante é evitar levar trabalho para casa. Durante o expediente você deve focar no trabalho, assim como no horário de descanso deve descansar.

Dizer “não” quando necessário também é uma habilidade essencial. Às vezes, é necessário saber dizer não, priorizando as tarefas mais importantes e recusando novos trabalhos quando estiver com o limite atingido. Cuidar da saúde mental é também conhecer seus limites – e não ultrapassá-los.

2. Faça pausas regulares

O dia a dia pode ser muito desgastante e corrido, o que faz com que o profissional fique horas e horas sentado diante do computador. Mesmo em meio ao caos é necessário encontrar um tempo para pausas regulares. Além de darem um descanso à mente, também ajudam o corpo.

Levante-se e alongue-se a cada hora. Você também deve fazer pequenas caminhadas – se possível, fora do escritório, para respirar ar fresco e aliviar a mente. Utilizar técnicas de respiração, com o objetivo de relaxar, também pode ser muito importante na sua rotina em busca de uma qualidade de saúde mental.

3. Organize o seu espaço de trabalho

Um ambiente organizado ajuda a manter uma mente organizada. Por isso é tão essencial manter a sua mesa limpa e organizada. Personalize o seu espaço com itens que tragam conforto – um refresco emocional ao longo do dia –, cuidando ainda de todos os outros detalhes: desde a boa iluminação até uma ótima ergonomia.

4. Pratique a comunicação aberta

Muitas vezes você pode se sentir sobrecarregado e guardar todo esse sentimento para si. Um dos meios de aliviar toda essa pressão está na comunicação aberta. Compartilhe preocupações com seus colegas e superiores de confiança.

Também é bacana buscar feedback e participar ativamente de reuniões e discussões profissionais. O simples fato de expor a sua opinião já te ajudará a aliviar o estresse acumulado.

5. Invista em autocuidado

Investir no autocuidado é uma das chaves principais para manter a saúde mental em dia no ambiente profissional. E estamos falando não somente de uma pausa para o café durante o expediente, mas de dormir bem, manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e dedicar um tempo a hobbies e atividades que você gosta.

6. Busque apoio profissional

Se você sentir que o estresse está cada dia mais difícil de controlar, você pode buscar apoio profissional. Considere a terapia ou o aconselhamento psicológico, para entender melhor suas emoções, seus limites e aprender a lidar com as situações mais desafiadoras.

Muitas empresas oferecem programas de assistência ao empregado, como a própria assistência psicológica. Você também pode participar de grupos de apoio ou workshops sobre saúde mental.

7. Gerencie o estresse

Identificar as fontes de estresse é um importante primeiro passo para que você possa começar a trabalhar para reduzi-las. Use algumas técnicas de mindfulness e meditação, lembrando de estabelecer prioridades e delegar tarefas sempre que possível.

8. Cultive relacionamentos positivos

Se você se sentir acolhido e apoiado no ambiente de trabalho, construindo bons relacionamentos, pode ter uma rotina mais satisfatória e equilibrada. Para isso, construa uma rede de apoio com colegas de trabalho, participando de atividades sociais e eventos da empresa, lembrando ainda de ser gentil e empático com os outros.

9. Mantenha-se informado

Compreenda a sua própria mente, mantendo-se informado sobre a saúde mental. Participe de treinamentos e workshops sobre saúde mental, leia livros e artigos sobre o tema e esteja sempre atento às políticas e recursos oferecidos pela empresa.

10. Pratique a gratidão

Por fim, a política da gratidão pode ser um enorme alicerce na busca pela saúde mental. E estamos falando de gratidão não somente com os colegas – agradecendo por apoio e colaboração –, mas também consigo mesmo: reconheça e celebre suas próprias conquistas. Anote toda a sua gratidão em um diário para registrar os momentos positivos.

Cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho não é um luxo, mas sim uma necessidade, um investimento em sua qualidade de vida e desempenho profissional. Caso tenha interesse em investir também no seu currículo, habilidades e conhecimento, conheça a pós Digital Mackenzie.

Veja também! Saiba mais sobre o papel da pós-graduação na construção da sua carreira:

Play video Play video

Mais Lidos