Uma das habilidades mais essenciais para um profissional competitivo e atualizado é a de como identificar tendências de mercado. Isso vale para todos os tipos de profissionais, independente da área de atuação.
Estar atento às tendências facilita o processo de antecipação de movimentos importantes para o destaque no setor profissional. Mas, afinal, como identificar tendências de mercado? Vamos explorar as melhores maneiras!
Antes de tudo, o que são tendências de mercado?
Antes de você aprender a identificar as tendências do mercado é primordial que você entenda o que elas são. As tendências de mercado são, de um modo resumido, padrões ou direções que simbolizam as mudanças no mercado profissional – sejam alterações de interesses, sejam comportamentos ou até mesmo preferências dos consumidores.
Essas mudanças, no geral, podem impactar diretamente os setores e as empresas. Por exemplo, pense nos avanços tecnológicos e no futuro e lembre-se de como era o mundo antes da Inteligência Artificial e o mundo agora.
Por que eu deveria identificar as tendências de mercado?
Estar atento às mudanças no mercado de trabalho é importante para que se entenda mais sobre o comportamento dos consumidores, as necessidades do setor e até mesmo sobre o seu futuro profissional. Com esse conhecimento, você definitivamente conseguirá tomar decisões muito mais estratégicas e assertivas.
O passo a passo de como identificar tendências de mercado?
Agora que você já sabe o que são tendências de mercado e a importância de identificá-las, é hora de saber como fazer isso:
1. Acompanhe fontes especializadas
Você pode ter toda a certeza de que alguém está estudando cada movimento do mercado de trabalho no seu setor. Por isso é importante conhecer e acompanhar as publicações especializadas, escritas por pesquisadores que acompanham e escrevem sobre cada nova tendência.
Assine newsletters, leia revistas e acompanhe sites e blogs desses especialistas. Você também pode usar as redes sociais voltadas para o universo profissional, como o LinkedIn, para conhecer mais especialistas que observam e traduzem essas mudanças profissionais.
Uma dica prática é criar o hábito de consumir, ao menos uma vez por semana, algum conteúdo de uma fonte confiável de notícias do seu setor. Isso deve te ajudar a não somente se manter atualizado, como também passar a ter uma visão própria sobre o universo das tendências do mercado.
2. Observe tudo
Existem muitas maneiras de você mesmo identificar essas tendências, e uma das mais comuns é por meio da observação do comportamento do consumidor. Analise as preferências dos consumidores – observando categorias como: sustentabilidade, gostos, necessidades, experiências e mais.
Neste caso, vale também observar bem a concorrência. Analise suas estratégias de lançamentos, investimentos e campanhas de marketing. Nesses detalhes, provavelmente, existirão pistas sobre tendências que talvez eles tenham notado e você ainda não.
Um exemplo: se um grande número de consumidores passou a pedir para que a sua empresa adote mais medidas de sustentabilidade e ofereça mais produtos ou serviços que visem o bem do meio ambiente, isso pode significar uma tendência de maior preocupação com o mundo.
3. Pratique o networking
Conversar com outras pessoas que trabalham na mesma área que você é uma excelente maneira de descobrir mais sobre as tendências do momento. Apesar de ser muito associado a apenas conexões profissionais com o intuito de indicação para novas oportunidades, o networking também permite que você compartilhe ideias e experiências que te ajudarão a identificar algumas tendências.
Participe de congressos, conferências e eventos. As palestras que ocorrem nessas situações profissionais também podem indicar novas tendências que estão ganhando força em todo o mundo. Caso tenha a possibilidade de ir para outros Estados ou países, será interessante ver as tendências que já estão se desenvolvendo em outros lugares, e, possivelmente, chegarão em breve até você.
Identificar tendências de mercado requer do profissional muita adaptação e também atenção, porém, ao seguir essas dicas, você irá desenvolver uma habilidade de identificar as mudanças e entender quais delas são realmente importantes e quais serão apenas pequenas mudanças passageiras.
É importante ressaltarmos que o acompanhamento de tendências é um modo de se preparar para o futuro, garantindo que a sua profissão ou até mesmo seu negócio irão sobreviver às dificuldades ocasionadas pelas alterações, se mantendo relevante e competitivo no mercado.
Agora você já é um expert em como identificar tendências de mercado! Caso você tenha interesse em se aprofundar mais no universo das tendências e ter um conhecimento especializado, a pós Digital Mackenzie é uma excelente oportunidade! Acesse o site e confira mais detalhes de como você pode se destacar neste mercado de trabalho que está em constante evolução!