Apesar de ser considerada uma das habilidades mais essenciais e requeridas no mercado de trabalho, diversos profissionais ainda não conquistaram o domínio de uma segunda língua, justamente pelo aprendizado ser visto como um desafio gigantesco.
Porém, e se dissermos que isso pode ser feito de um modo leve, prazeroso e até mesmo divertido? Aprenda já a como aprender um novo idioma com 8 estratégias valiosas!
Afinal, se em algum momento da sua vida tentou estudar um idioma e sentiu que não saiu do lugar, pode ser que somente tenha lhe faltado a estratégia certa.
Aqui, você vai encontrar um guia completo, prático e muito valioso com dicas que realmente funcionam para inserir o idioma no seu cotidiano de forma natural e eficiente.
Por que aprender um novo idioma?
Muitas são as respostas para essa pergunta, até mesmo porque são variados os objetivos de quem deseja aprender um novo idioma.
Existem aqueles que desejam viajar para outro país sem depender de um tradutor, assistir filmes e séries sem precisar de legenda ou até mesmo melhorar a memória e a criatividade.
Já outras pessoas visam à abertura de novas oportunidades na carreira, buscando o sucesso profissional.
Afinal, aprender um novo idioma amplia os horizontes, conectando-o com diferentes pessoas e culturas, além de melhorar o raciocínio e tornar o seu currículo mais valioso.
Quanto tempo leva para aprender um novo idioma?
Essa é uma das perguntas mais feitas, e a resposta, mais uma vez, vai variar de acordo com o idioma escolhido, a sua dedicação e exposição diária à língua.
O tempo médio estimado para atingir um nível intermediário em um idioma como o inglês ou o espanhol, por exemplo, varia entre 6 meses e 2 anos.
Mas a verdade é: quanto mais você se expor ao idioma no dia a dia, mais rápido você vai aprender.
Pensando nisso, separamos algumas estratégias que irão te ajudar a trazer o idioma para o seu dia a dia, aumentando essa exposição e, consequentemente, a agilidade e eficiência no aprendizado.
Como aprender um novo idioma?
1. Consuma conteúdos que te interessam no idioma que deseja aprender
Se você já utiliza um tempo do seu dia assistindo séries, ouvindo músicas ou acompanhando podcasts, por que não fazer isso no idioma que quer aprender? Escolha os conteúdos que te interessam de verdade, baseado no seu nível de conhecimento, e assista, ao menos, 30 minutos por dia.
Se você gosta de moda, assista a vídeos de fashionistas no idioma que deseja aprender. Se gosta de futebol, veja os programas de esportes internacionais. Quando o aprendizado é associado a algo de seu interesse, torna-se mais prazeroso, eficaz e até mesmo espontâneo.
Dica extra: para potencializar esse hábito, tente anotar palavras e expressões novas e que ache interessante. Ter um caderno de vocabulário também pode te ajudar a fixar as palavras na mente.
2. Repita os mesmos conteúdos várias vezes
Caso você tenha assistido a um vídeo, um podcast ou até mesmo um filme que tenha gostado, não tenha receio de assistir de novo, pois esse pode ser um ótimo exercício de aprendizagem.
Repetir o mesmo conteúdo várias vezes ajuda seu cérebro a reconhecer padrões, fixar o vocabulário e aprender gramática de uma forma mais natural.
Uma boa estratégia é assistir um episódio de uma série que te interesse com legendas em português, depois com legendas no idioma original e, por fim, sem legenda alguma.
Assim, aos poucos, sua compreensão vai melhorando sem perceber, até chegar ao ponto de sequer se lembrar que está assistindo a um conteúdo de outra língua, compreendendo tudo o que é dito de uma forma natural.
3. Aproveite o tempo livre para ouvir conteúdos no idioma
Seu corpo está ocupado, mas sua mente está livre? Esse pode ser um momento ideal para aprender um novo idioma. Afinal, quantas vezes você não se pegou pensando, dentro de um ônibus, no trânsito, em quanto tempo estava perdendo ali.
Esse tempo – e o usado durante uma caminhada, lavagem de louça ou qualquer outra atividade que não necessite de atenção mental – pode ser melhor aproveitado: escute podcasts, audiobooks ou até mesmo músicas no idioma que deseja aprender.
Assim, você estará tornando o seu dia mais produtivo e mantendo sua mente em contato com a língua de uma forma natural, ajudando-se a se acostumar com a pronúncia, o ritmo de fala e muitos outros detalhes.
4. Estresse no aprendizado? Dê dois passos para trás!
Muita gente desiste de aprender um idioma por conectar o aprendizado a um momento estressante e até mesmo traumatizante – como a sensação de que nunca vai conseguir falar fluentemente.
Porém, aqui vai um segredo: você não precisa aprender tudo de uma vez! Foque apenas em aprender poucas palavras por dia, melhorando 1% a cada vez. De 1% em 1%, em algum momento você terá 100% de conhecimento.
A chave do sucesso está exatamente na sua consistência. Uma palavra por dia significa 365 palavras novas em um ano, assim como uma frase por dia simboliza 365 frases novas ao fim de um ano. Esses pequenos passos levam a um grande progresso e, consequentemente, ao sucesso.
Dica extra: não se preocupe com a perfeição. Assim como no Brasil, muitos falantes nativos de outras línguas cometem erros, então o importante é conseguir se comunicar.
5. Use o idioma nas suas redes sociais
Uma técnica eficaz adotada por muitos profissionais é trocar o idioma do celular, seguir influenciadores que falam a língua desejada e até mesmo escrever pequenas postagens no novo idioma.
Como o uso do celular faz parte do dia a dia, incorporá-lo ao aprendizado torna ainda mais possível o contato constante com a língua, ajudando o processo a ser mais natural e imersivo.
6. Encontre um parceiro de conversação
Muitos alunos desenvolvem boas habilidades de leitura e escrita em um novo idioma, mas veem a conversação como o maior desafio. No entanto, nada ensina uma língua tão bem quanto colocá-la em prática.
Se esse é um obstáculo para você, a solução é simples: fale! Pode parecer óbvio, mas a chave para destravar a fluência está justamente no uso constante da língua. Quanto mais você se expõe à fala, mais natural e confiante se torna.
Utilize aplicativos que conectam você a nativos ou outros estudantes. Se sentir vergonha no início, experimente gravar áudios para si mesmo, ler textos em voz alta e prestar atenção à sua própria pronúncia.
Se tiver um amigo, parceiro ou familiar que também fale o idioma, aproveite essa oportunidade. Conversar sobre a vida, rotina e família em um ambiente confortável.
Uma última dica sobre conversação: existem grupos presenciais de estudos e até mesmo comunidades online com pessoas que buscam trocar experiências e treinar suas habilidades linguísticas, assim como você.
7. Mantenha um diário no idioma
Assim como falar todos os dias, ler e escrever todos os dias também é essencial. E escrever um pouco todos os dias ajuda a consolidar o aprendizado. Por isso, a ideia de um diário, escrito no idioma que está aprendendo, pode ser tão boa.
Você pode começar com frases simples e soltas sobre a sua rotina e, aos poucos, ir aumentando a complexidade do seu texto. O exercício de correção também é interessante: ao terminar o texto, revise com a ajuda da tecnologia, para saber onde errou e aprender com o erro.
Além de melhorar a escrita, essa prática reforça o estudo da gramática e amplia o seu vocabulário, já que você pode, sempre que tiver dúvida quanto a uma palavra e quiser introduzir em seu diário, buscá-la na web e adicioná-la não apenas em seu diário, mas também em sua memória.
8. Crie desafios para si mesmo
Se você sente que está estagnado ou tem receio de não avançar no aprendizado, uma ótima estratégia é criar desafios para si mesmo. Defina metas realistas e divertidas, como aprender 10 palavras novas por semana ou assistir a um filme inteiro sem legendas.
Aqui estão mais algumas ideias para tornar esse processo ainda mais dinâmico:
- Desafio do espelho: todos os dias, fale sobre sua rotina em frente ao espelho, no idioma que está aprendendo;
- Modo narrador: escolha um momento do dia e tente narrá-lo em sua mente no idioma-alvo;
- Karaokê: aprenda o significado e cante no idioma desejado aquela música que tanto gosta;
- Primeiro livro: leia um livro infantil no idioma, lembrando que livros na categoria infantil costumam ter vocabulário mais simples;
- Desafio de conversação: uma vez por semana, converse com alguém no idioma por, pelo menos, 10 minutos;
- Diário fictício: escreva um diário fictício de viagem, como se estivesse viajando pelo país da língua que está aprendendo;
- E-mail para o futuro: escreva um e-mail para você mesmo em 6 meses no idioma estudado, e mantenha esse hábito, sempre observando sua melhora a cada semestre.
Esses são apenas alguns desafios para te inspirar, mas você pode criar muitos outros de acordo com seus interesses e rotina. O importante é se manter motivado!
E, agora que entendeu como aprender um novo idioma, se você deseja levar esse aprendizado a um nível ainda mais avançado, impulsionando sua carreira, que tal saber mais sobre o próximo passo?
A Pós Digital Mackenzie oferece cursos inovadores e flexíveis, alinhados às demandas do mercado, para que você esteja sempre à frente. Chegou a sua vez de transformar conhecimento em oportunidades!