Após a finalização de uma etapa do processo seletivo, é comum que o profissional se sinta ansioso e cheio de expectativas em relação ao andamento da operação. E, por achar essa atitude muito desafiadora, muitos candidatos não sabem como perguntar sobre o andamento do processo seletivo.
Isso acontece justamente pelo medo de parecer insistente e inconveniente, ou até mesmo insegurança sobre o desempenho na entrevista. Seja por e-mail, seja por telefone ou WhatsApp, é importante você se posicionar. Confira a seguir um guia detalhado sobre o tema, com exemplos práticos!
Por que é importante acompanhar o processo seletivo?
Em dúvida sobre por que deveria entrar em contato para saber mais sobre o rumo do processo seletivo? Vamos começar entendendo qual é a importância dos acompanhamentos:
- Mostra interesse: ao fazer a pergunta, você estará reforçando seu interesse pela vaga e pelo processo;
- Profissionalismo: manter essa comunicação eficaz, com educação, ajuda na sua imagem profissional;
- Permite esclarecimentos: você poderá obter as novas informações sobre os próximos passos, o que te ajudará a reduzir a ansiedade.
Agora que você entende a importância de acompanhar o processo, vamos explorar as diferentes formas de fazer essa pergunta.
Como perguntar sobre o andamento do processo seletivo por e-mail
O e-mail é a forma mais comum e também formal de acompanhar o andamento do processo. Além de ser discreto, respeitar o tempo de resposta do recrutador, ainda permite que a resposta só seja emitida no momento em que for conveniente ao entrevistador. Antes de apresentarmos um modelo de e-mail, confira algumas dicas importantes:
Lembre-se de deixar o assunto do e-mail simples e direto, para que logo à primeira vista o recrutador saiba exatamente do que se trata o e-mail. No corpo do e-mail, seja direto, educado e breve. Apenas pergunte sobre o andamento. E, por fim, reafirme o seu interesse pela vaga, demonstrando entusiasmo pela oportunidade.
Exemplo de e-mail:
Assunto: Acompanhamento do Processo Seletivo – [Seu Nome]
Corpo do e-mail:
Prezado(a) [Nome do Recrutador],
Espero que esta mensagem o(a) encontre bem.
Gostaria de saber se há alguma atualização sobre o andamento do processo seletivo para a posição de [Nome da Posição] na [Nome da Empresa]. Estou muito entusiasmado(a) com a oportunidade e ansioso(a) para saber sobre os próximos passos.
Agradeço desde já pela atenção e fico à disposição para qualquer informação adicional.
Atenciosamente,
[Seu Nome]
[Seu Telefone]
[Seu E-mail]
Esse exemplo é simples e objetivo, e, além de cumprir o objetivo de perguntar sobre o andamento do processo, ainda reafirma seu interesse pela vaga.
Como perguntar por telefone?
Caso você prefira uma abordagem mais direta, você também pode fazer a pergunta por telefone. Porém, é importante tomar alguns cuidados a mais:
Certifique-se, primeiramente, de ligar em horários adequados – durante o expediente, evitando ligações no horário de almoço ou ao fim do dia. Introduza-se brevemente e vá direto ao ponto, mantendo a cordialidade e o entusiasmo.
Exemplo de script para telefone:
“Olá, meu nome é [Seu Nome]. Estou ligando para saber se há alguma atualização sobre o processo seletivo para a posição de [Nome da Posição]. Participei de uma entrevista recentemente e estou muito interessado(a) na oportunidade. Poderia me informar sobre o status atual?”
Como perguntar por WhatsApp?
Uma terceira opção é fazer a pergunta pelo WhatsApp, apenas caso o contato tenha sido feito por esse canal de comunicação. É importante lembrar que, ainda que seja pelo WhatsApp, existe a necessidade de manter o profissionalismo.
Mantenha a formalidade ao perguntar sobre o processo seletivo, dando preferência a mensagens curtas e respeitando o espaço do recrutador – isso é, caso ele não responda, não insista. Ele responderá assim que tiver um tempo livre.
Exemplo de mensagem para WhatsApp:
“Olá, [Nome do Recrutador]. Tudo bem? Gostaria de saber se há alguma novidade sobre o processo seletivo para a posição de [Nome da Posição]. Estou muito interessado(a) na vaga e ansioso(a) para saber sobre os próximos passos.”
Certifique-se de que o recrutador já tenha utilizado esse meio de comunicação com você – caso não tenha ocorrido esse primeiro contato por parte dele, será inapropriado você chamá-lo por esse canal, que é usado por muitas pessoas de maneira mais pessoal do que profissional.
Dicas gerais para perguntar sobre o processo seletivo
Além das diferentes maneiras de se comunicar, existem algumas dicas extras que podem ser bem aproveitadas independente do canal que você escolher utilizar:
- Escolha o momento certo: aguarde um prazo razoável antes de perguntar sobre o andamento. No caso da empresa ter informado um prazo, aguarde-o terminar antes de entrar em contato. Caso não tenha sido informado, aguarde cerca de uma semana;
- Seja direto e objetivo: mantenha o foco na sua pergunta sobre o andamento do processo e demonstre sua animação pela vaga;
- Mantenha a educação: um tom educado e respeitoso irá refletir seu profissionalismo;
- Evite soar insistente ou impaciente: os recrutadores também têm prazos e processos internos que vão além do seu processo seletivo.
Ao aprender como perguntar sobre o andamento do processo seletivo, você demonstra seu interesse e profissionalismo. Seja por e-mail, seja por telefone ou WhatsApp, o importante é ser direto, respeitar os prazos e manter o profissionalismo. E, agora que já sabe dessas estratégias, fique por dentro também da pós Digital Mackenzie, um diferencial para a sua jornada profissional.